Topo

Histórico

Categorias

cartunista jaguar é demitido por email do jornal o dia

Orlando

31/08/2016 22h05

sérgio de magalhães gomes jaguaribe é um dos maiores cartunistas do brasil. e não tenho medo nenhum de dizer que é o melhor editor de humor que o país já produziu.
divertido, ferino, sem papas na língua, rápido no gatilho e com um feeling incomum para saber onde está o título certo, a legenda matadora, acaba de ser demitido, por email, pelo jornal o dia onde fez história como colunista e cartunista.
ok, todo mundo está sendo demitido, as redações estão se tornando cemitérios de elefantes novos, mas, convenhamos, qualquer veículo deveria se orgulhar de ter um jaguar na parede. quanto mais em seus quadros!

anos atrás eu o encontrei cabisbaixo e furibundo numa mesa de hotel em piracicaba. ele havia sido convidado a fazer parte do juri de premiação do salão e estava desolado porque não tinha mais onde trabalhar.
o velho cartunista sentia o peso da idade e o peso da burrice de nossa imprensa que, já naqueles dias, se apressava em afundar suas próprias publicações.
jornais e revistas que se transformam apenas em cadernos de classificados e catálogos de infografia não precisam de jornalistas, ilustradores ou cartunistas sejam eles novos ou velhos.
semanas depois, ele foi procurado pela desiderata para editar alguns álbuns de humor. se animou. mas a desiderata foi vendida e assim ficamos.

aos 84 anos, com problemas de saúde, jaguar ainda é capaz de levantar defunto numa mesa de bar mesmo tendo parado de beber.
fica aqui meu salve ao velho humorista, ao mais carioca dos cartunistas, ao melhor editor de humor do mundo!
se o dia te dispensou, dane-se! fique com a noite.
vc merece.
um brinde!

5keiyg31ynr0da2lmgw960d8y

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salvar

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando