Topo

Histórico

Categorias

caco galhardo lança coletânea de tiras de lili, a ex

Orlando

06/11/2014 08h00

capa lili
caco galhardo começou publicando a tira os pescoçudos na folha de s. paulo em 1996. de lá para cá, criou uma série de personagens que tratam de relacionamentos ou da falta de, como chico bacon e a lili, uma ex que vive para infernizar a vida do pobre do reginaldo.
lili, agora, vira livro e reúne uma seleção das melhores tiras publicadas na folha.
toninho mendes, que edita o livro, diz:
"Lili é uma personagem que segue uma tradição marcante no desenho de tiras e quadrinhos no Brasil. Desde J.Carlos com sua Melindrosa, passando pela Super Mãe de Ziraldo, A Tânia da fossa de Jaguar, A Mônica de Mauricio de Souza, O Casal Neuras de Glauco e a Rê Bordosa de Angeli. Lili é contemporânea e satiriza uma situação cada vez mais constante no casamento: as separações, o ciúme e um sentimento de perda generalizado que se transforma em raiva, ódio e vingança. Tudo trabalhado com ironia e um humor fino e cortante."

abaixo, entrevista com reginaldo. quer dizer, caco:

blogdoorlando – vc já tem uma boa galeria de personagens. como surgiu a lili?
Caco Galhardo – Minha ex-mulher ficava horas no telefone com suas amigas recém separadas, falando sobre seus ex-maridos. Comecei a achar graça e criei a personagem da mulher obsessiva pelo ex.

lili tira 01

blogdoorlando – vc, aliás, tem algum personagem preferido?
Caco Galhardo – Chico Bacon e Lili.

lili tira 02

blogdoorlando – a lili, como outros personagens femininos de quadrinhos é rodeada de dilemas e tormentos. isso é uma sina delas?
Caco Galhardo – Obsessões são uma poderosa fonte para quem trabalha com humor. Nesse aspecto, a psiquê feminina é um prato cheio.

lili tira 03

blogdoorlando – a lili foi adaptada para a tv. como foi a escolha da maria casadevall e o quanto vc ficou contente com o tratamento dado à série?
Caco Galhardo – Comecei a desenvolver esse projeto há dois anos, pelo meu interesse em dramaturgia e a vontade de participar desse momento incrível da televisão. A experiência foi riquíssima, um puta aprendizado e o resultado foi melhor que o esperado, tô muito feliz com a série. A Maria Casadevall foi indicação do diretor Luis Pinheiro e foi, disparado, o maior acerto da série. Ela é uma atriz genial.

lili tira 04

blogdoorlando – o livro traz alguma tira inédita? como foi feita a edição?
Caco Galhardo – É coletânea das tiras publicadas na Folha. Foi idéia do Toninho Mendes, uma figura lendária, mitológica, pontual na HQ nacional. Foi um prazer enorme fazer esse livro com o Toninho, ele amarrou tudo de um jeito muito legal, com o lançamento do livro casado com a exposição dos originais na Galeria Ornitorrinco. Todas as tiras já estão num site de pré-venda: http://liliaex.lojaintegrada.com.br/.

lili tira 05

blogdoorlando – vc estava trabalhando no texto de uma nova peça de teatro. como está isso?
Caco Galhardo – Já estou com uma nova peça escrita, chama "Flutuante". Agora é levantar grana, produção, elenco, sala. Dá um trabalho da porra, mas a recompensa é imbativel. Se tudo correr bem, estréia ano que vem.

covite caco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando