Topo

Histórico

Categorias

bernardo frança leva suas mulheres para passearem na praça roosevelt hoje

Orlando

06/06/2014 11h06

bernardo frança esbanja talento e estilo. conheci seu trabalho com o livro são paulo é legal em que passeia por vários pontos turísticos da cidade como o parque do ibirapuera ou o mercadão.
nascido em brasília, formado em arquitetura no rio de janeiro e atualmente vivendo na capital paulista, bernardo se propõe projetos e o mulheres de sexta é um deles.
uma mulher desenhada a cada sexta-feira por cerca de dois anos.
são 100 fofas com shapes, técnicas e cores diferentes.
de lambuja, o livro traz desenhos extras de andré toma, daniel bueno, gustavo duarte, juarez ricci, orlando, weberson santiago entre outros.
prefácios de guazzelli e allan sieber.
o lançamento é hoje e, se fosse vc, não perderia.

capa.indd
abaixo, entrevista com o mulherengo:

blogdoorlando – antes do livro era o blog. como surgiu a idéia e por que às sextas?
Bernardo França – Isso! Defini um projeto claro. Uma mulher por semana. Desde o inicio planejei parar chegando ao numero 100, o que me manteria ocupado por dois anos. Sexta me pareceu natural porque ambos homens e mulheres aguardam ansiosamente por esse dia ao longo da semana. Um dia cheio de comoção, hormônios e álcool. Ha! Ha!

100[1]

blogdoorlando – e os desenhos eram feitos de improviso? vc descartou algumas?
Bernardo França – Sempre de improviso. Desenho compulsivamente no caderno. As idéias de possíveis desenhos finalizados se acumulam – a questão era de escolher qual. O que eu primava era por tentar fazer a mulher seguinte com um biotipo e storytelling diferente da ultima mulher postada.

73

blogdoorlando – como vc lida com o digital e o analógico? tem desenhos feitos no papel?
Bernardo França – Abolí o scanner faz uns dois anos. Eu tiro uma foto do desenho no caderno com o celular e levo pro photoshop. Esse foi basicamente o processo pra Mulher-de-Sexta. Das 100 mulheres, uma dúzia deve ser analogica até em sua versão final.

87

blogdoorlando – vc tem um desenho fino e cheio de rococós. quais suas influências?
Bernardo França – Obrigado pelo elogio. Eu discordo um pouco do "rococós", na verdade tenho voltado meus esforços gráficos para a simplicidade. Tanto da forma como da comunicação. Enfim isso é um processo e transformação que tenho acompanhado nos últimos anos. Sou modernista por nascimento. Nasci em Brasília e me formei em arquitetura, acho que esses dois fatores em si já respondem bastante por minha formação. Vejo tudo como influência, sou curioso, estudo bastante e mantenho sempre um olhar voltado pra artistas que me causam surpresa.

94

blogdoorlando – sua paleta de cores também é bem definida…
Bernardo França – Cor talvez seja minha maior dificuldade. Eu não consigo de jeito nenhum aprender cor daquela forma catedrática de complementares, análogas etc. É um processo baseado em testes. Pouco racional. Nesse momento eu aprecio muito poder usar o photoshop, por exemplo.

93

blogdoorlando – como vc chegou à editora gato preto?
Bernardo França – Conheci a Ana Muriel em um curso através do Guazzelli (meu ídolo e maior desenhista do Brasil). Ela e o Zé criaram a Gato Preto e me chamaram pra publicar o Mulher-de-Sexta por eles. Foi uma parceria que deu certo!

45

blogdoorlando – no que vc está trabalhando agora?
Bernardo França – Tenho trabalhado mais com animação fazendo direção de arte, character design e especialmente, meu favorito, cenários para animação.
E desenhando muito, sempre pra mim.

chamada

Bernardo França (1982) é ilustrador, diretor de arte, scriber e cenarista para animação. É co-autor do livro infantil "São Paulo é Legal" e seus traços já ilustraram livros de grandes editoras (Abril, Globo, Moderna, Saraiva, Panda Books), além de aparecer frequentemente nas páginas de jornais e revistas (Folha de S. Paulo, Piauí) e em cenários de animações de estúdios como Toscographics, Cartunaria, Mol Toons e Split Filmes.
A Gato Preto é uma editora independente que nasceu no mundo dos fanzines há mais de 10 anos, publicando livros de culinária vegetariana. Em 2013 foi criado o selo GARABATO, dedicado aos quadrinhos e à ilustração. O primeiro lançamento do selo foi "Cholitas de Mi Corazón", de Eloar Guazzelli, e o segundo é este "Mulher de Sexta".

serviço:
Mulheres de Sexta
de Bernardo França
124 páginas
1ª edição numerada e assinada
Formato: 18 x 24 cm
Espaço Parlapatões
Praça Franklin Roosevelt, 158 – São Paulo
sexta-feira, dia 6 de junho de 2014
a partir das 19 horas.
Preço promocional: R$ 50,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando