dona edite, eu e a economia de água
tenho uma vizinha, a dona edite (nome fictício).
dona edite gosta de uma água jorrando da mangueira. imagino que ela ficaria o dia inteiro com a torneira ligada jogando água sobre as plantas, no chão da garagem, na calçada e no meio da rua.
em tempos de seca e contenção, a atitude de dona edite é completamente incorreta. ela assiste muita tv e deve saber disso mas, mesmo assim, a necessidade de molhar as coisas é mais forte que ela. mal dá tempo de respirar e vc já escuta o wap funcionando de novo.
eu entendo dona edite.
uma das grandes conquistas da humanidade é ter água encanada em casa, saindo farta e fácil pela torneira.
uma das grandes conquistas dos jovens, é sair da casa dos pais e não ter que escutar alguém esmurrando a porta do banheiro quando vc está viajando na boa água quente de um banho.
depois do ar que respiramos, a água deve ser o elemento que corre mais risco no planeta e a responsabilidade pela economia passa diariamente por nossas atitudes. mas quais são essas atitudes?
para desespero de minha família, lavo meu carro duas vezes por ano, não freqüento clubes que têm torneiras e chuveiros à disposição de seus sócios, não tenho torneiras pingando, não dou descarga para me livrar de dois fios de cabelo, não deixo torneira aberta enquanto faço barba ou uso uma toalha por dia, como fazemos nos hotéis.
então, por que não podemos – eu e dona edite – tomar um bom e relaxante banho, dar uma boa e vigorosa lavada na calçada ou regar as plantas?
lavar a calçada é um dos bons momentos da vida. vc lava, relaxa e os problemas vão escorrendo meio fio abaixo.
o governo do estado, responsável pelo planejamento e manutenção do abastecimento deixou de investir na rede. com essa estiagem medonha, passa a dar bônus para quem economizar muito e multa para quem disperdiçar um pouco. a conta, afinal, é sempre nossa e, entrando agora na época de seca, certeza que teremos muitos problemas até o final do ano.
a água é um problema do planeta mas tenho certeza que meus litrinos de consumo são uma gota no oceano de problemas criados por indústrias, saneamento, clubes, condomínios e vazamentos na rede.
faço a minha parte mas de vez em quando preciso de um banho longo, de regar generosamente as plantas e de jogar uma aguinha rápida na calçada.
eu e dona edite.
nos perdoem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.