Topo

Histórico

Categorias

acusado de plágio, autor de psicóloga direta se defende

Orlando

27/02/2014 10h44

joão mirio pavan tem 22 anos, mora em fortaleza e passou, há alguns dias, a fazer parte da pauta de discussões de desenhistas.
desde o dia 21 de fevereiro ele publica no site da ilustrada, da folha de s. paulo, sua tira "psicóloga direta", personagem que em três quadrinhos dá conselhos bem humorados para seus pacientes desesperados.
toda a grita se deve ao fato de a tira ser baseada na "psicóloga sincera" do cartunista espanhol molg h publicada na página do autor.
joão passou a publicar a tira original em uma página do facebook e teve uma surpreendente explosão de likes e filas de seguidores.
provavelmente isso tenha feito brilhar os olhos da edição da seção de humor da folha e daí ao convite foi um pulo. até agora foram publicadas apenas duas tirinhas e com a repercussão do caso, não se sabe o que acontecerá.
procurada, a folha se limitou a dizer que está estudando o caso.

para desenhistas e autores reabre-se a eterna discussão sobre direitos autorais e até onde um artista pode se "inspirar" no outro.
joão não é um profissional dos quadrinhos mas, mesmo assim, passou a comercializar um trabalho em que pairam dúvidas sobre sua autoria e isso pode abrir precedentes graves além de, mais uma vez, macular os critérios que editores e veículos usam para decidir sobre produções que possam trazer visibilidade e audiência rápidas para suas páginas. a indústria de likes.

por outro lado é quase impossível um editor estar informado de absolutamente tudo o que se produz no mundo. descoberto o fato, espera-se por qual posição a folha optará.
joão se defende: "A verdade é que as pessoas não acompanham a página desde o inicio, e tomam suas conclusões sem pesquisar. Sempre me inspirei no Molg, os desenhos são sim releituras de Molg. Mas com idéia diferente, conteúdo diferente e em contexto diferente.".
para alguns, ele se defende do indefensável: a tira é plágio.

na entrevista abaixo joão se defende e expõe suas razões:

blogdoorlando – joão, vc conseguiu um grande número de seguidores na rede por conta da psicóloga direta. agora descobre-se que ela foi baseada na psicóloga honesta, do madrilenho molg h. é plágio mesmo? 

João – Claro que ela foi baseada na Psicóloga Honesta, isso é óbvio. Usava SIM e nunca escondi isso. Veja este link: http://br.financas.yahoo.com/fotos/fan-pages-para-rir-muito-no-facebook-slideshow/psicologa-honesta-photo-1392235027489.html

Minha página se chamava Psicologa Honesta, foi criada dia 17 de janeiro, utilizava os desenhos do Molg H com meu conteúdo, nunca traduzi nada dele e sempre lhe dei os devidos créditos, como neste link que tem a antiga capa e o nome de Molg H bem destacado, além de estar presente no sobre (até hoje está) e nas páginas relacionadas. Só dei apenas 3 entrevistas, e em todas falei que os desenhos pertenciam a Molg H, a quem conheço o trabalho a algum tempo. 
Não acho que seja plágio, quando usava o desenho de Molg muitos reclamavam, então fiz uma releitura do desenho e continuei com meu conteúdo, provando que era ele a quem se dava o sucesso, como foi provado após a mudança dos desenhos.
 A idéia de uma Psicóloga Sincera existe a tempos na internet, como podem ver neste vídeo de 2009: https://www.youtube.com/watch?v=Dish33dr0tc
 Ou em: https://www.youtube.com/watch?v=wmL80OyK5dg e tantos outros.
 Eu já tinha a idéia e quando vi a Psicóloga de Molg não deu outra, resolvi fazer a minha vertente com um conteúdo totalmente diferente, mas com os desenhos dele, pois ao contrário do que pensam não sei desenhar. 
Fiz por brincadeira, nunca pensei que fosse fazer sucesso, mas depois tomou proporções que nunca imaginei.

blogdoorlando – como vc conheceu a tira original? 
João – Pela própria página do Molg H no Facebook.

blogdoorlando – ele deu autorização para que vc traduzisse e publicasse a tira?

João – Molg nunca se importou, já fiz várias post depois da criação e já lhe enviei varias mensagens as quais nunca me respondeu, e repito, nunca traduzi nada de Molg, até por que ele só tem 5 tiras da Psicóloga Honesta e tem um humor negro.



blogdoorlando – como são produzidas as tiras de sua autoria? vc bola o texto e alguém desenha?
joão – Os textos são feito por mim a partir de adaptações de vivências do cotidiano, histórias de outras pessoas, sugestões feitas por fãs e basicamente todas diretamente ligadas ao humor, piadas e etc.
O desenho atual é de autoria de Pedro Naine, um trabalho feito ao meu pedido de uma releitura.

blogdoorlando – como vc escolheu o desenhista. vc acha melhor do que a versão original?

João – Veja, minha única ligação com Molg é a releitura do meu desenho. A idéia, contexto e conteúdo são totalmente diferentes, ele tem um humor negro e macabro e já eu tenho um humor mas leve e direto.
 Por exemplo, a psicóloga de Molg usa drogas, atira nos pacientes, não tem respostas tão curtas, fala muitos palavrões, às vezes tem apelo sexual. O seu objetivo é ser impactante com seu humor negro, pois esse é o seu público e estilo de Molg.
 Minha psicóloga é direta, tenta ser engraçada, seu humor é bem mais leve totalmente diferente da linha de humor de Molg. Ela é uma mocinha inocente comparada a psicóloga honesta de Molg.
Sobre os desenhos, também me inspirei em fotos do Shutter como essa: http://www.shutterstock.com/pt/pic-164331545/stock-photo-female-psychologist-consulting-pensive-man-during-psychological-therapy-session.html?src=sRBXKel2F6p6rjaLoYuLEA-1-18

blogdoorlando – como vc foi procurado pela folha. vc publica essas tiras em outro veículo?
João – Fui procurado pela própria página, não publico em outros veículos apenas na Folha de São Paulo.



blogdoorlando – o que vc faz ou fazia antes dessas tiras?

João – Sou diretor de arte, trabalho com criação de layouts para web sites.

 






joão preparou um texto onde tenta se explicar. hei-lo na íntegra:

SOBRE A IDEIA

A ideia de uma Psicóloga Sincera existe a tempos na internet, como podem ver neste vídeo de 2009: https://www.youtube.com/watch?v=Dish33dr0tc
Ou em: https://www.youtube.com/watch?v=wmL80OyK5dg e tantos outros.
 Muito antes da Criação da page MOLG H, criada em e julho de 2013 https://www.facebook.com/pages/Molg-H/346255445479686 no entanto não apresentava grande sucesso e é possível ver baixo número de compartilhamentos. Aparece na atualidade com muitos likes, que foram adquiridos após a criação da page Psicologa Honesta. A última postagem de Molg H foi em 30.01.2014. Sendo inclusive divulgado mas não confirmada a morte do mesmo. Para quem não o conhece, Molg mora na Espanha. Links de entrevistas: https://www.google.com.br/search?q=psicologa+honesta&ie=utf-8&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&channel=sb&gfe_rd=ctrl&ei=YzkNU6q4A-qB8QeDqoCwAQ&gws_rd=cr
SOBRE OS DESENHOS DE MOLG NA PRIMEIRA VERSÃO DESTA PAGE

No inicio da página usava os desenhos do Molg com os devidos créditos, apenas dois modelos dos 8 posts sobre Psicologa Honesta que ele fez, uma vez que os conteúdo da page não estava ligado exclusivamente a nada. A page de Molg H foi citada, relacionada, registrada na capa, tanto quanto o seu nome, da mesma maneira que foi citado em todas as entrevistas que se sucederam ao crescimento da page.
SOBRE O NOVO DESENHO

O novo desenho é uma releitura inspirada na obra do Molg, como explicitado na descrição da página Psicóloga Direta. Foi baseado neste link: http://www.shutterstock.com/pt/pic-164331545/stock-photo-female-psychologist-consulting-pensive-man-during-psychological-therapy-session.html?src=sRBXKel2F6p6rjaLoYuLEA-1-18 e desenhado pelo artista.
SOBRE OS CONTEÚDOS DAS DUAS PAGES

Nunca houve nenhuma tradução de textos da page de Molg.
O conteúdo de Psicologa Honesta, agora Psicóloga Direta são adaptações de vivencias do cotidiano, histórias de outras pessoas, sugestões e basicamente todas diretamente ligadas ao humor, piadas e etc.
O PERSONAGEM A PSICÓLOGA HONESTA de MOLG:

Não é nada além de algumas tirinhas, usa de um humor negro, também chamado de macabro, violento e inapropriado pois aparece usando drogas, com imagens de morte, drogas e sangue. O objetivo é ser impactante e não humorística.
Difere ainda no fato da PSICÓLOGA DIRETA possuir Conselhos e Reflexões puramente cômicos diferente da de MOLG.
SOBRE A PSICÓLOGA DIRETA:

Devido a denúncias que surgiram no facebook após a page alcançar o primeiro lugar no TOP das páginas de humor vejam no link a seguir:
http://br.financas.yahoo.com/fotos/fan-pages-para-rir-muito-no-facebook-slideshow/psicologa-honesta-photo-1392235027489.html
o facebook enviou um e-mail ao proprietário da page solicitando a mudança de nome da mesma. O que foi benéfico pois passou de Psicologa Honesta para PSICÓLOGA DIRETA, no entanto o endereço para link não seria modificado. A solução foi mesclar a page com o nome corrigido e o endereço corrigido, mas o custo disso foi perder todos os posts, comentários, curtidas que já haviam sido compartilhados, mantendo somente os fãs que já estavam, de forma que os que chegaram não tinham de modo geral conhecimento desses fatos.
aqui, a versão do blog aburrimiento vital:
http://aburrimientovital.wordpress.com/2014/02/25/5-pasos-basicos-para-un-plagio-rentable/

aqui, começam as piadas:
http://cartunistadireto.tumblr.com/

aqui, o comunicado do próprio molg h em sua página no facebook:

"Al parecer alguien ha plagiado, copiado o hecho una obra derivada de "La psicóloga honesta".
Muchas gracias a todos los que desde hace semanas me habéis avisado por mensajes, correos y tweets de la existencia de una página en Facebook en la que se subían, o suben, imágenes modificadas de mi tira "La psicóloga honesta" con textos nuevos (en plan "meme").
Resulta que ahora han salido en un periódico brasileño, creo, con otros "diseños" (y además, son preciosos).
Algo así.

Me gustaría aclarar varios puntos:

1. El creador de esa página de Facebook me envió varios mensajes pidiéndome permiso para utilizar las imágenes (observación: el permiso lo pidió después de usarlas, no antes), a los que no he respondido en ningún momento porque la verdad es que no sabía qué responder.
Esto quiere decir que yo no le he dado permiso.

2. No somos amigos: no le conozco de nada. En un artículo que he leído en un periódico brasileño él afirmaba que sí. Recalco: no le conozco de nada.

3. La tira de "La psicóloga honesta" la hago solo para divertirme. Ni yo la he "monetizado" ni quiero que nadie lo haga.

4. En mi blog (y en Facebook, y en Twitter) es posible ver la fecha en que subí la primera tira de "La psicóloga honesta" (junio de 2013):
http://www.molgh.com/2013/06/la-psicologa-honesta-honest-psychologist.html

No voy a meterme a definir qué es plagio, qué es obra derivada, qué es copia o qué es basarse en algo para producir algo nuevo. Creo que siempre está bien usar referencias si inequívocamente creas algo nuevo.

No estoy enfadado con el creador de la página de Facebook de La psicóloga honesta (o directa, como se llame). Simplemente se ha equivocado. Todos nos equivocamos alguna vez.
"
Creo que ha quedado todo bastante claro. No requiere de ninguna acción por mi parte porque el asunto se cae por su propio peso."

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando