Topo

Histórico

Categorias

você me saqueia, eu te saqueio

Orlando

26/02/2014 08h48

a cena é a mesma que já assistimos centenas de vezes.
um caminhão capota na estrada e é sumariamente saqueado pelos moradores da vizinhança.
nem tvs, nem computadores, geladeiras ou celulares. saquearam foi sorvete mesmo.
semanas atrás houve outro saque flagrado pela tv. um carregamento de tomate em lata.

o caminhão que transportava 20 toneladas de sorvete capotou, matou duas meninas e feriu gravemente um homem em itapecerica da serra, grande são paulo. a comoção dá lugar à revolta. a revolta, em instantes, vira vandalismo, essa palavra tão banalizada pelos telejornais.
como formigas que aproveitam o vacilo da barata, cidadãos não se importam com câmeras, repórteres ou polícia e partem para um "quero o meu" com machados, pás ou qualquer ferramenta que abra a lateral do baú do caminhão e saem carregando o máximo de pacotes que puderem carregar. um tanto que não terão onde estocar nem consumir de uma vez. a criançada tomará sopa de sorvete o dia todo.

podemos dizer que isso é crime, que é roubo, que a carga tem dono e que isso é dinheiro alheio mas se deixarmos a avaliação moral de lado, veremos que tudo faz parte do ciclo.
vc me saqueia, eu te saqueio.
provavelmente, muitos dos saqueadores são cidadãos de bem. gente que zela pela família, pelos filhos e amigos. provavelmente, estejam procurando emprego, fazendo bicos ou cansados das intermináveis filas nos hospitais da região.
talvez estejam sem um único puto no bolso para fazer qualquer outra coisa senão esperar o tempo passar.

aqui, um parênteses: o ator e vendedor vinícius romão de souza, de 26 anos, está preso em s. gonçalo, rio, por assalto. a vítima o reconheceu. arrependida no dia seguinte, deixou de retirar a queixa porque não tinha o dinheiro da passagem.

enquanto isso, o cidadão escuta na tv e vê na internet o esbanjamento de dinheiro público, licitações para despesas mensais com banquetes, portos em cuba, publicidade pré eleição, transporte e saúde em cacarecos, impostos, inflação, propinas e falta de perspectivas.

vc me saqueia, eu te saqueio.
molho de tomate ou sorvete é o que temos por hoje.
quem sabe na semana não temos mais sorte e capota um caminhão carregado de esperança?

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando