Topo

Histórico

Categorias

sou classe média, diz caetano veloso

Orlando

30/01/2014 13h21

Classe media

alguma coisa está fora da ordem. da nova ordem mundial, pelo menos no discurso.
o governo tem se esforçado em mostrar o quanto a vida das pessoas melhorou e o quanto o país trabalha para que os índices melhorem.
para o governo, qualquer pessoa que ganhe um pouco mais de mil reais já faz parte da classe média mesmo que as pesquisas mostrem que o salário mínimo deveria já ter ultrapassado os dois mil.

ontem, a capa do caderno ilustrada, da folha, traz uma boa entrevista com caetano veloso.
ele fala da beleza da palavra rolezinho e do que significa esse movimento para dentro dos shoppings.
fala sobre o procure saber e a polêmica com relação às biografias não autorizadas.
disse que, mesmo sendo contra a censura, apoiou a posição de roberto carlos. se sentiu mal quando rc pulou do barco, defendeu paula lavigne.

quando falou sobre os black blocs, disse que não gosta de violência, que o movimento é ingênuo, inevitável e que pode desencadear outras manifestações neste ano de copa.
"sou classe média e gosto de paz e sossego", disse.

péra!
se caetano é classe média, a recém ungida classe c despenca lá pras bandas das letras x, y ou z.
caetano recebe até 600 mil por shows bancados pelo governo. o mesmo que diz que milão já te bota na classe média. acho que precisam acertar o discurso.
matéria do o globo diz que paula lavigne colocou à venda um apartamento do ex-casal em ipanema por 37 milhões.
nada mais classe média do que isso, não?
deve estar vendendo para cobrir o cheque especial…

não se pode dizer que esse povo todo que se equilibra na corda bamba dos cartões e crediários seja classe média. não se pode dizer que caetano também o seja.
convenientes e distorcidos, os discursos de ambos, governo e artista, servem somente para maquiar uma situação que salta a nossos olhos.
de um lado o falso progresso, de outro uma falsa humildade.
nenhuma delas cabe mais.
mas concordo com caetano em uma coisa. rolezinho é uma palavra linda.

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando