Topo

Histórico

Categorias

caco galhardo lança segundo volume de dom quixote em sp

Orlando

27/11/2013 16h29

334

blogdoorlando – como rolou esse projeto do d. quixote? fazia parte do projeto ele ser lançado em vários volumes?
Caco Galhardo – A adaptação do primeiro volume foi lançada em 2004, uma das primeiras da grande leva de adaptações de clássicos que saiu desde então. Não tinha a menor intenção em adaptar o segundo volume, mas o primeiro fez tanto sucesso (vendeu mais de 100 mil exemplares), que não resisti à cantada da Editora Peirópolis em fazer o segundo volume. No final das contas, acho que valeu muito à pena ter fechado esse ciclo.

blogdoorlando – qual a maior dificuldade em se adaptar um texto como esse do cervantes?
Caco Galhardo – Eu já tinha adaptado o primeiro volume, então já tinha estabelecido um método. Como a estrutura do quixote é novelesca, o leitor pode pular de uma aventura à outra sem perder o fio da meada, o fio narrativo sempre está nos protagonista. O que acabo fazendo é uma colagem de trechos que considero mais importantes (ou mais legais), compondo uma narrativa curta.

pag26

blogdoorlando- e, de certa forma, a história continua atual, não é?
Caco Galhardo – super. Dom Quixote dá um verdadeiro raio-x da humanidade, não tem prazo de validade.

blogdoorlando – aonde vc acha que estão os visionários e loucos num mundo tão certinho, cheio de politicamente corretos e metas?
Caco Galhardo – pois é. O que mais me pega no Quixote é a história de um fidalgo que resolve tomar um destino heróico. Hoje não precisa nem ser fidalgo, neguinho só quer se dar bem, garantir o seu. É uma das belezas do livro. Mas sempre têm os visionários malucos por aí, são poucos, mas graças à Deus existem, no teatro, nas artes plásticas, na literatura, nos quadrinhos…

pag27

blogdoorlando – d. quixote acabou sendo adotado em muitas escolas e isso, com certeza, amplia seu público. como vc acha que adaptações como essa interagem com suas tiras diárias?
Caco Galhardo – a gente começou fazendo quadrinhos com uma pegada subversiva, a grande influencia estava no Los Tres Amigos, de repente, desembocou nas escolas, nos clássicos em HQ, na publicação das tiras em livros didáticos. Bom, não era a idéia, mas pelo menos deve fazer a molecada não ficar tão de saco cheio nas aulas.

pag40

blogdoorlando – quais os próximos projetos?
Caco Galhardo – uma coletânea de tiras pela Devir, uma HQ de 80 páginas que estou desenhando para a Cia das Letras e uma série de tv para o GNT.

 

CONVITE_DOMQUIXOTE_CULTURA

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando