Topo

Histórico

Categorias

salão de humor mais bacana do brasil acontece no piauí

Orlando

11/11/2013 09h00

cartaz de luiz solda

cartaz de luiz solda

 

o salão internacional de humor do piauí completa 30 anos. é o segundo mais antigo do brasil, perdendo somente para o de piracicaba.
não é o mais rico, nem mesmo o mais organizado, mas é, de longe, o mais bacana e o mais democrático de todos.
a grande maioria de suas exposições acontece nas ruas em que trabalhadores, estudantes e a população em geral transita a pé.
claro que existe a mostra competitiva e uma ou outra exposição em local fechado mas a festa mesmo do evento acontece mesmo a céu aberto e a população é convocada a participar.
além das mostras de cartuns, há  um sem número de apresentações nos palcos montados em praça pública.
música regional, hip-hop, chorinho, rock, danças tradicionais e culinária se misturam nesse balaio recheado de calor, cajuína, maria isabel e cachaça mangueira.
outro diferencial básico é que todos os convidados vão para trabalhar.
são recebidos com cordial simplicidade e têm que dividir conhecimento com seus pares e com centenas de crianças do ensino público em oficinas de desenho, quadrinhos ou literatura.
esse movimento faz com que de manhã, de tarde e de noite o evento transpire cultura e troca de informação.

neste ano, pela primeira ve o salão sai de teresina e sobe até a histórica cidade de parnaíba.
dizem que lá corre, ao contrário da capital, uma brisinha.
a ver.

o salão acontece de 13 a 17 de novembro e a programação completa está em http://www.humorglobal.com.br/
abaixo, entrevista com albert piahuy, figura lendária e um dos grandes responsáveis pelo salão existir até hoje:

blogdoorlando – o salão do piauí é o segundo mais antigo do brasil. como é possível manter um evento desse tipo por tantos anos e com pouca verba?
Albert Piahuy – O Piauí é um estado ainda pobre e com problemas de desenvolvimento. Em três décadas, o Brasil passou por várias crises econômicas. Em época de crise, a Arte e a Cultura, que nunca foram prioridades, ficam sempre em um terceiro plano. Então sempre fizemos o Salão de Humor do Piauí em conjunturas adversas. Ele existe graças à nossa teimosia, muito trabalho e determinação.

blogdoorlando – o salão do piauí nunca foi só um salão de humor. o que temos de novidades neste ano?
Albert Piahuy – O Salão de Humor do Piauí continua tendo tudo que tinha antes. Mas ganha uma nova cidade: Parnaíba. Como é um evento ao ar livre, ganha também um novo e maravilhoso local: o Parque Cultural Mandu Ladino, amplo, bonito e bem ilumidado. Outra novidade é o vento. Sendo Parnaíba uma cidade praieira, venta muito.

blogdoorlando – por que a escolha de parnaíba para acolher o evento?
Albert Piahuy – Teresina cresceu muito nas últimas décadas. Eventos como o Salão não funcionam bem em cidades grandes. Parnaíba é uma cidade histórica, com casarios antigos, cortada por dois rios e cercada de belezas naturais, como o Delta, a Lagoa do Portinha e praias maravilhosas. São trinta e uma cidades do Piauí, Ceará e Maranhão no seu entorno, ricas em arte e cultura popular. Tem uma boa rede hoteleiras, pousadas e bons restaurantes. Enfim, não é grande nem é pequena e aí esta o seu charme.

blogdoorlando – como vai a cena do humor e do humor gráfico nessa entrada do século XXI?
Albert Piahuy – O humor gráfico perdeu espaço nas publicações dos mais diversos segmentos editoriais. A nova geração de editores são meros administradores e ignoram completamente o desenho de humor. Os editores de antigamente eram pessoas cultas e cultivavam a arte e a cultura. Hoje, nem para ilustrar textos somos mais convidados. Mas o mais grave é a ausência de publicações de humor. Não acredito que em país de mais de 200 milhoes de bem-humorados brasileitos não tenha leitores para uma publicação de humor. Ou não temos leitores ou não sabemos editar. Então, parece ser a internet o caminho para difundir o gênero.

blogdoorlando – como salões poderiam contribuir para evidenciar uma expressão que já não tem tanto espaço na imprensa?
Albert Piahuy – Graças aos salões de humor, o cartum e a caricatura ainda não morreram no Brasil. Os salões oferecem um ambiente agradável de convivência entre artistas, entre artistas e o povo.  No caso do Piauí, que não tem museu e salões de artes plásticas, o Salão de Humor vem há três décadas educando o olhar das pessoas. As crianças que viram os primeiros salões são hoje arte-educadores.
.
blogdoorlando – o salão do piauí sempre oferece palestras, oficinas e muita troca de informação. por que esse tipo de formato não é seguido por outros salões no brasil?
Albert Piahuy – O Salão de Humor do Piauí é um de artes integradas, onde estão todas as linguagens e formas de expressão. O humor permeia todas as linguagens. Salão de Humor não local só para se dar risadas, mas, antes de tudo, para ser feliz.

blogdoorlando – a política sempre esteve presente nos cartuns e charges dos salões. por outro lado, o estado sempre foi convocado a custear parte da conta. como resolver essa equação?
Albert Piahuy – O dinheiro dos estados é dinheiro do povo e é dever do estado fomentar todas de manisfestações culturais. No Salão de Humor do Piauí tudo gratuito, pois devolvemos ao povo, na forma de arte e cultura, o dinheiro pago em impostos

 

a programação completa está em http://www.humorglobal.com.br/

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando