Topo

Histórico

Categorias

trans é personagem de hq de cordeiro de sá

Orlando

08/11/2013 12h48

cordeiro de sá, 41, é de valinhos mas mora desde a adolescência em ribeirão preto, ambas cidades do estado de são paulo.
é arquiteto urbanista e trabalha como assessor parlamentar na câmara da cidade. é ilustrador free-lancer e professor nos cursos de pós-graduação em design e marketing.
ativista social e hétero, encontrou um bom argumento na história de um ex-colega de escola que se tornou drag e travesti.
os quadrinhos têm se apropriado de vários temas mostrando que não há assunto que não possa render.
no caso, com realidade, denúncia, romance e delicadeza.
abaixo, entrevista com o autor que fez o roteiro, fotos e desenhos:

 

Malu 01

blogdoorlando – como surgiu a idéia de fazer uma história com um personagem trans?
Cordeiro de Sá –  Meio que sem querer eu reencontrei, via Orkut, um amiguinho de infância que se tornara drag queen e começamos a nos comunicar à distância. Numa dessas conversas via MSN, perguntei se ele estava tomando hormônios, pois seu comportamento era igual ao de minha mulher que sofria (ou me fazia sofrer!) com sua TPM naqueles dias. Ele me disse que sim, e a partir daí , pude acompanhar todo seu processo de transformação. Hoje, Alessandra é uma bela travesti.
Acompanhando suas dores e alegrias, veio a ideia de fazer uma graphic novel que juntasse histórias do universo LGBT, iniciando uma conversa contra o preconceito ao mostrar o lado humano e natural dos personagens.

Malu 02

blogdoorlando – vc fez o roteiro, fotografou e desenhou. quanto tempo para fazer isso e como foi o processo?
Cordeiro de Sá – inicialmente os desenhos seriam de outro artista, o Saulo Michelin. Mas o dinheiro do edital do PIC Programa de Incentivo CUltural da Prefeitura de Ribeirão Preto, que ganhei, demorou um pouco a sair e ele teve que embarcar em outros projetos. Prazo apertadíssimo, roteiro já escrito, assumi a arte que, originalmente, seria feita toda em linguagem de Mangá, sem fotos. O processo todo durou quase 2 anos, mas o desespero do prazo de entrega fez com que as 40 páginas fossem finalizadas em menos de 2 meses.

blogdoorlando – vc tem uma atuação constante em ações sociais. por que e como vc alia quadrinhos e essa atuação?
Cordeiro de Sá – Sempre acreditei que a arte sequencial seja o melhor meio para dar visibilidade real a grupos que sofrem preconceito ou violência. É que Quadrinhos são muito diretos e, a meu ver, ótimos aproximadores, iniciadores de conversas. Se você não entendeu uma parte do discurso, é só voltar a página e ler de novo, se está com pressa, os desenhos mostram a essência do assunto. O primeiro trabalho que fiz nessa linha foi uma material educativo para a meninada que vai parar na Febem. Daí, vieram quadrinhso educativos para crianças em situação de risco social, cartilhas em HQ sobre DST Aids, Cidadania, Evasão escolar, defesa do patrimônio cultural e agora, a Malu. Nas coletâneas RPHQ sempre incluímos material feito pela meninada da periferia, a partir de oficinas gratuitas que fazemos em Ongs parceiras.

Malu 03

blogdoorlando – vc é organizador da rphq – ribeirão preto em quadrinhos. como é a cena na cidade?
Cordeiro de Sá – Ribeirão é um pólo de desenvolvimento de Quadrinhos. Só na RPHQ, entre roteiristas, desenhistas e quadrinistas, temos mais de 70 artistas envolvidos. Temos talentos que nasceram ou que se formaram por aqui espalhados pelo mundo. No entanto, esse potencial fica encoberto pela falta de políticas culturais mais efetivas de formação, fomento e difusão. Temos o PIC (Programa de Incentivo Cultural da Secretaria Municipal da Cultura) mas o dinheiro é pouco e as ações não são continuadas. Mas há que se destacar que tem muita gente se mexendo na lógica independente das redes, pessoas se juntando em coletivos e fazendo acontecer. A internet ajuda muito!

blogdoorlando – quais os próximos projeto em que vc está envolvido?
Cordeiro de Sá – Lançaremos a parte final da coletânea RPHQ em 1 ou 2 meses (as 2 primeiras partes foram indicadas ao HQ Mix 2013), pretendemos lançar mais álbuns autorais de artistas variados e, no ano que vem, temos em mente a publicação de um "superfanzine", um álbum livre que será alimentado pela internet e estará aberto a quem quiser participar. Quem quiser mesmo!

Malu 04

serviço:
lançamento de quadrinhos
MALU » Memórias de uma Trans
de Cordeiro de Sá

9 de novembro 2013
sábado, das 18 às 23h

DEX Bar
R. Augusta, 520 – Consolação
01304-000  – Bela Vista – São Paulo, SP
Telefone: (11) 2506-4057
E-mail: contato@dexbar.com.br

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando