Topo

Histórico

Categorias

o procure saber escreveu mais um capítulo na biografia de seus componentes

Orlando

07/11/2013 10h50

Tantas emocoes 72 

parece que o projeto de controle sobre biografias proposto pelo grupo procure saber vai mesmo dar com os burros n'água.
o clubinho formado por nomes como roberto carlos, erasmo, chico, gil, caetano, djavan e capitaneado por paula lavigne deu o que falar nas últimas semanas sendo acusado de censor. o grupo defende o direito à privacidade.

em meio a um  tiroteio em que caetano foi o mais exposto, chico buarque deu uma entrevista à folha admitindo que "talvez estivesse errado".
dito isso, pegou sua viola e sumiu sem esperar a banda passar.
mais esperto que todos, roberto carlos não perdeu a majestade nem para subir no muro. acenou para os fãs, deu uma entrevista patética ao fantástico, garantiu seu especial de fim de ano e disse adeus.
nessa entrevista  ele revelou ser a favor da liberação de biografias desde que se converse. então, pode mas não pode.
só falta se candidatar pelo tucanato.
aproveitou a deixa para contar que está escrevendo a própria biografia que deverá ter dois ou três volumes. afinal são tantas emoções e ninguém sabe mais dele do que ele próprio.

o vídeo veiculado pelo youtube em que gil, erasmo e roberto falam também é de uma tristeza sem fim.
um textinho (mal) redigido,(mal) lido e (mal) editado em que tentam sair de bem com todo mundo, fazendo o papel de meninos que tomaram pito por terem aprontado.

paula lavigne escreveu parte de sua biografia em praça pública e na frente de todos. se queria privacidade, quebrou a cara mas tudo bem. pediu, tocou, ganhou!
o incompreensível é que artistas desse porte tenham se deixado levar por esse tema e dessa forma.
até eu que sou um tonto de galochas perceberia que a barca era furadézima. todo o pau que tomaram de autores, editoras, fans e intelectuais foi merecido.
mostrar a casa para caras é tudo bem, ter sua história contada de forma independente, não.
mamar nos editais do governo, receber cachês astronômicos de prefeituras, tudo bem. biógrafos ficarem "milionários", não.

a verdade é que cada um deles com esse pastelão todo acabou acrescentando um capítulo a mais em suas vastas biografias.
resta-nos esperar quem irá escrevê-lo e com que imparcialidade.
isso o tempo e a lei dirão.

entrevista com roberto carlos no fantástico:
http://youtu.be/98J8A1Csfbw

vídeo roberto, erasmo e gil:
http://youtu.be/OmKut8KQBVs

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando