Topo

Histórico

Categorias

ilustrabrasil! completa 10 edições e propõe discussão sobre o futuro

Orlando

17/10/2013 18h06

capa do catálogo do evento a partir de desenhos de associados

 

a sibsociedade dos ilustradores do brasil – existe oficialmente desde 2001. é uma entidade sem fins lucrativos, que representa centenas de ilustradores do país, e que é administrada por um conselho formado por profissionais do desenho.
mais do que uma entidade representativa, ela se tornou ponto de encontro e de decisões com relação ao mercado da ilustração no brasil e o ib! tem participação definitiva nisso possibilitando discussões sobre todos os pontos nevrálgicos da profissão.
trouxe palestrantes argentinos de peso como crist e sábat, profissionais da comunicação como marcelo tas e washington olivetto, além de desenhistas, animadores e film makers. advogados para esclarecer dúvidas sobre direitos autorais, grafiteiros, editores, publicitários e organizadores de salões de humor.
nesta edição, contudo, ao invés de palestras, debates ou mostras de portifolio, a sib decidiu investir em três seminários no intuito de olhar um pouco para dentro de si mesma.

a abertura da exposição acontecerá na sexta, dia 18. logo no sábado acontecerão dois seminários: o primeiro, só com conselheiros, ex-conselheiros e ilustradores que participaram do embrião da entidade mais de 10 anos atrás. o segundo, aberto ao público e associados, promoverá uma grande conversa sobre acertos e erros da sib além de acolher sugestões para os próximos passos da entidade.
no sábado seguinte, dia 26, em parceria com o site ideafixa, outro seminário para tratar de questões sobre o futuro da profissão, mídias e relações profissionais.
a programação completa está em www.ilustrabrasil.com.br/ib10

attílio

abaixo, entrevista com representantes da sib:

blogdoorlando – o ilustrabrasil! chega a sua 10ª edição! o que isso significa para a sib?
SIB – Quem organiza eventos ou reúne profissionais em torno de projetos sabe das dificuldades. Um IlustraBrasil! só acontece porque um grupo se propõe a trabalhar por ele. Na verdade, o evento é uma extensão da entidade que é mantida por seus associados e por toda a rede de informação que circula todos os dias em sua lista exclusiva na internet.
Conseguimos, durante todo esse tempo, estabelecer um franco contato interno, assim como trazer profissionais para falar a um público cada vez mais interessado.
A 10ª edição coroa todo esse esforço, fecha um ciclo e deixa portas abertas para outros formatos e perspectivas maiores.

 

cris burguer

 

blogdoorlando – esse é o último ilustrabrasil!?
SIB – Nesse formato talvez, sim.
Passando o evento vamos sentar para pensar o que fazer daqui pra frente.
Na verdade, começaremos a fazer isso dentro do evento proporcionando uma ampla discussão em três seminários jea no IB!10.
Tanto a SIB quanto o evento vêm cumprindo uma importante tarefa que é juntar desenhistas e buscar informação mas precisa fazer mais.
Juntar mais gente e trazer muito mais informação.
Nossa parcerias e convites para eventos no exterior já nos mostram isso.

 

alê rampazo

 

blogdoorlando – o ilustra foi montado em outros países, não?
SIB –  Sim. Tivemos a oportunidade de levar um IlustraBrasil! especial para cidades como Xangai e Pequim, na China e para Hanói, no Vietnan. Participamos de feiras como a de San José, no Uruguai também. e a itinerância nos interessa muito
Mas, veja, eventos internacionais são importantes  e convites muito nos envaidecem mas temos muito trabalho para fazer aqui dentro do Brasil.
Temos um projeto chamado SIB- Escola que envia trabalhos expostos nos IBs! de outros anos para escolas públicas.
O país é enorme, as realidades são diversas, a economia se arrasta e os problemas são gigantescos.
No novo site há uma área chamada "Atuação" onde estão listadas diversas das atividades em que a SIB esteve envolvida.

blogdoorlando – o que mudou nesse tempo todo?
SIB – Depois que desenhistas passaram a trabalhar em casa e não nas redações ou estúdios, houve uma dispersão que custou caro a todos.
Isolados, muitos perderam referências tanto com relação a seu trabalho artístico como com relação ao mercado.
A internet abriu um espaço gigantesco para que pessoas de todo o país pudessem trabalhar para um, antes, fechado mercado do sudeste.
A falta de parâmetros de valores, por exemplo é uma das coisas que a SIB vem tentando, desde então, corrigir.
A SIB conseguiu que essa e tantas outras pautas fizessem parte do dia-a-dia dos profissionais do país todo e isso não é pouco.
Nos IBs! foram centenas de palestras, debates, oficinas, artistas homenageados, convidados internacionais e a possibilidades de intercâmbio nas várias facetas da ilustração, quadrinhospublicidade, animação, etc.

 

walter vasconcelos

 

blogdoorlando – a sib funciona como um sindicato?
SIB – Não!
A SIB é como se fosse um clube, vai.
Entramos em várias questões como contratos leoninos, discussão de direitos autorais mas não nos colocamos como representantes sindicais.
Nem faria sentido. Praticamente todos somos profissionais liberais vivendo realidades muitas vezes bem diferentes.

blogdoorlando – e sobre esses seminários que vcs falaram?
SIB – Achamos que a comemoração de 10 anos seria um bom motivo para fazer balanços, ver o que deu certo, o que deu errado, quais expectativas não foram cumpridas e traçar planos para o futuro.
A SIB é uma conquista de todos os que nela acreditaram lá desde o início dos anos 2000 e o IlustraBrasil! é a cereja do bolo de todas as conquistas.
Hoje, aliás, entrou no ar o novo site da SIB com muitas novidades e informações.
Ufa!

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando