Topo

Histórico

Categorias

rafael sica lança seu novo delírio: tobogã

Orlando

26/07/2013 13h46

depois do espetacular "ordinário", uma coletânea de tiras tão silenciosas e taciturnas quanto contundentes, o quadrinista gaúcho rafael sica volta às publicações com "tobogã", uma viagem surreal e imagética por páginas negras e traços brancos.

sica tem se destacado com um tipo de quadrinhos que fogem do óbvio ou da piada fácil. aliás, foge da piada totalmente.
seus mini-contos são duros, muitas vezes cruéis e solitários, muito solitários.

lançado pela editora narval, "tobogã" faz parte do selo 1000, capitaneado pelo incansável rafael coutinho.
abaixo, entrevista com o autor:

 

blogdoorlando – sica, vc começou publicando uma tira chamada "vagina falante", no folhateen. o que mudou em vc e no seu trabalho nesse tempo todo?
sica –  nem lembrava dessa vagina, orlando. Esse era um tempo de inocência e imaturidade no meu trabalho e na minha vida. Acho que eu tinha uns 17, 18 anos nessa época do folhateen.
De lá pra cá, tudo que mudou em mim interferiu diretamente no meu trabalho. Tem essa coisa de eu não conseguir separar a vida da obra, então não existe um caminho linear facilmente perceptível. Acabo identificando essas mudanças com um certo atraso.
Mas acho que a ruptura com o meu trabalho daquela época foi quando abandonei a piada como expressão do meu humor. Nunca fui bom com piadas e o tempo me deu essa consciência de que essa não era a minha melhor qualidade. Daí comecei a perceber meus defeitos como ser-social, meus erros. Então tudo melhorou. Comecei a explorar o silêncio, a sugestão, a melancolia, a tristeza e o preto e branco que eu carregava. Meu trabalho ganhou força quando comecei a colocar mais verdade nele.

blogdoorlando – o rio grande do sul é um grande celeiro de talentos das artes gráficas. a que se deve isso?
sica – tem muita gente boa aqui. Mas não sou eu quem vai decifrar isso.
Acho que aqui nada é muito fácil, não tem mercado pra quase nada. Sabe quando tu tens que fazer muito pra conseguir um muito pouco? Acho que é por aí. Dessa dificuldade e desse fôlego acabam surgindo o talento de tantos por aqui.

blogdoorlando – em "tobogã" vc trabalha com uma narrativa mais longa, diferente das tiras. como foi a experiência?
sica – é ótimo trabalhar com essa liberdade que o projeto do rafa possibilita. Pra mim não foi muito diferente de trabalhar com as tiras. Não existiu nenhuma interferência editorial e isso potencializa o desenho de qualquer um.

blogdoorlando – vc espera voltar a trabalhar com cores um dia?
sica – a cor ainda é uma espécie de desafio no meu trabalho. Ela explodiria tudo. Seria um grito. E acho que agora nao tem espaço pra ela. O preto e branco carrega mais sutileza, chama menos atenção ao mesmo tempo que absorve com mais força quem lê. Quem sabe um dia eu encontre um lugar pra cor nos meus quadrinhos. Mas nao sei. Tá longe.

blogdoorlando – quais seus próximos projetos?
sica – escrevi uma historia infantil e agora falta sentar e desenhar. Tem sido desafiador esse projeto. Era uma coisa que eu queria ter feito faz muito tempo.E mais uma série de outros projetos independentes por ai, que com o tempo vão aparecer.

 

serviço:
tobogã
de rafael sica
28 páginas
pxb
lançamento dia 27 de julho
a partir das 12h na feira tihuana
casa do povo
r. três rios, 252 – bom retiro

a partir das 20h na mercearia s. pedro
r. rodésia, 34 – sumarezinho

revista: R$20
originais: R$10

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando