Topo

Histórico

Categorias

marcelo martinez enfia o nariz num livro infantil

Orlando

14/06/2013 18h34

marcelo martinez é um desses artistas pra lá de versáteis. quadrinhos, ilustração, projetos, aulas e idéias, muitas idéias.
na verdade, o que mais me dá inveja nele é a memória. ele lembra de personagens, epsódios, filmes, detalhes de filmes e de historietas que leu quando tinha cinco anos.
um inferno!
depois de produzir algumas centenas de projetos gráficos – muitos premiados – lança seu primeiro livro infantil.
sorte dele, sorte do joão, sorte nossa.

fala, martinez!:

 

blogdoorlando – vc já produziu zilhões de livros de outras pessoas.
finalmente sai um seu!
Marcelo Martinez – Pois é! Vim dos quadrinhos e do humor, e construí minha carreira como um designer que tem um estúdio especializado em projetos para mercado editorial. Sou coautor de alguns títulos (como o "livro-Jogo das Copas Globo Esporte", que criei para a Casa da Palavra), mas esse é meu primeiro livro infantil. Já tem mais dois na fila – um sobre monstros e um romancezinho sobre futebol.

blogdoorlando – vc sempre foi um aficionado por quadrinhos, animação, filmes trash e cultura inútil.
isso tudo e ter um filho em fase de alfabetização é juntar a fome com a vontade de comer, né?
Marcelo Martinez – Ô, se é. Eu podia argumentar que é tudo junto, pela ótica do design, da comunicação visual – até porque, no fundo, é mesmo. Mas poder apresentar às novas gerações um box com a primeira temporada de Jonny Quest é tão importante quanto ensinar o hino do Flamengo lá em casa, rs. Compartilhar estas coisas é muito legal – desde que ele mantenha aquelas mãozinhas longe da minha coleção de robozinhos.

blogdoorlando – como surgiu a idéia desse livro?
Marcelo Martinez – Eu ficava brincando de desenhar com meu filho, um começava uma forma e pedia para o outro continuar. Eram coisas simples, como explicar que um risquinho em cima dos olhos pode fazer o personagem ficar bravo (v) ou triste (^), por exemplo. Ao mesmo tempo, sempre fico naquela coisa de tentar sintetizar o desenho o máximo possível, como um logotipo, uma marca. O 20 disfarces vem desse exercício, de tentar definir uma forma diferente da outra com o mínimo de traços possível. A medida em que ia produzindo as artes, postava algumas no facebook, e ficava feliz em ver que as pessoas curtiam o ganso ou a bruxa, sem perceberem que a base do desenho era um mesmo homenzinho narigudo.

blogdoorlando – e a negociação com a editora foi doce?
Marcelo Martinez – Dulcíssima. A editora Daniele Cajueiro soube que eu iria entrar em contato com ela, e antes mesmo que eu enviasse o email ela me escreveu. Resolvemos tudo rapidinho. O livro foi feito como eu queria, com uma editora dialogando e apontando caminhos. Só demorou para sair, rs.

blogdoorlando – o que vc acha que o sindicato dos homenzinhos narigudos vai achar do seu livro?
Marcelo Martinez – Eles são muito organizados! O que tem de narigudo na minha timeline é brincadeira! Como dizia o Steve Martin, "deve ser maravilhoso acordar na sua casa pela manhã e poder sentir aquele cheirinho de café… lá na Colômbia."

blogdoorlando – e o dos homenzinhos com nariz pequeno?
Marcelo Martinez – Estes têm outras preocupações. Homenzinhos com nariz pequeno cheiram mal (tu-dum-tss) <http://instantbutton.me/buttons/ba_dum_tss_20120309002530.html>

serviço:
"20 disfarces para um homenzinho narigudo", de Marcelo Martinez
Literatura infantil.
Editora Nova Fronteira
formato 20 x 20 cm, 48 pp, cores, brochura.
isbn: 978-85-209-3205-6

http://www.facebook.com/20DisfarcesParaUmHomenzinhoNarigudo

Lançamento no 15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
Sábado, dia 15 de junho, 17h
Centro de Convenções Sulamérica (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Centro – Rio de Janeiro)

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando