Topo

Histórico

Categorias

ribeirão vem a sp lançar álbum de quadrinhos

Orlando

14/12/2012 15h00

 

o interior de são paulo continua mostrando que há inteligência e iniciativa fora dos grandes centros como são paulo e rio.
ribeirão preto, famosa pelo calor e pelo bom chopp do pingüim, reúne designers, redatores, roteiristas, quadrinistas e ilustradores locais em uma publicação de luxo com tiragem de 2.000 exemplares impressos em formato A4, com 44 páginas coloridas, o segundo volume do álbum rphq2.


"a publicação segue inserindo personagens reais em tramas fictícias ou documentando situações realmente ocorridas, mas sempre apresentando um local específico da cidade como pano de fundo. para se ter uma ideia, enquanto o apocalipse zumbi é iniciado nas instalações da antiga cervejaria paulista, hoje transformada em núcleo de cinema, um super-herói esquisito apaga os cigarros dos teimosos passantes no terminal rodoviário local e por aí, seguem as histórias. durante a elaboração do material, o projeto promoveu uma oficina para 20 crianças do ponto de cultura projeto kabuki e a ilustração resultante também integra o álbum que será distribuído gratuitamente e disponibilizado para download.


a rphq2 mantém a proposta de diversidade e heterogeneidade de expressões do grupo de artistas que saltou de 30 para 38 participantes. além disso, o álbum traz novidades como uma história mais longa cujo roteiro teve cada uma de suas páginas quadrinizada por um artista diferente. a hq "os assassinatos do presidente" mostra ribeirão preto no futuro transformada em uma república autônoma que tenta se livrar da corrupção. "nosso conceito fundamental é fazer com que a rphq seja uma boa peça de entretenimento e contemplação, que apresente ribeirão preto para quem não a conhece, mas que também leve à reflexão crítica sobre a cidade e seus contrastes.
produzido pela atomica filmes, a rphq2 contou com patrocínio do senac e com o apoio de fnac ribeirão, rumbabar, pontão de cultura sibipiruna, ponto de cultura projeto kabuki e ideatore comunicação."

 

Participam do segundo volume:
Adilson Terrível, Alan Barbosa, Ana Marcia Zago, Angelo Davanço, Arnaldo Junior, Carlos Reno, Cleido Vasconcelos, Coletivo Atômico, Cordeiro de Sá, Dan Medeiros, Dud, Ferreira Junior, Francisco Gimenes, Gandolpho, Graziela Protti, Jair Correia, Jeff Barcellos, Leandro Ricardo, Macalé, Marcelo Almeida, Marcelo Dias, Maurilio Biagi, Paulo Fritoli, Pelicano, Quico Soares, Renato Andrade, Ricardo Barbieri, Rodrigo Souza, Rogério Shareid, Ruy Marques, Saulo Michelin, Sineval Almeida, Thomate, Ubirajara Júnior, Valnei Andrade, Vinicius Souza, Willy Peres e Yuri Chamoun.

as versões virtuais dos volumes 1 e 2 da rphq poderão ser baixadas gratuitamente a partir da fanpage no facebook: http://www.facebook.com/ribeiraopretoemquadrinhos.

serviço:
álbum rphq2
15 de dezembro, sábado
livraria hq mix

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando