Topo

Histórico

Categorias

o voo de rogério soud

Orlando

09/11/2012 12h00

blogdoorlando – esse livro foi uma iniciativa sua. como vc chegou até a editora prumo?
Soud – Eu trabalhei pela primeira vez com a Prumo em um projeto anterior, por encomenda, de literatura juvenil. A receptividade foi muito boa e me senti seguro para apresentar o "Voo" à editora Luciana Paixão, que o recebeu com entusiasmo e apostou na proposta.

blogdoorlando – neste ano estão rolando várias comemorações pelo aniversário de luis gonzaga.  por que vc escolheu justo asa branca?
Soud – Primeiro porque a canção trata da tristeza do homem sertanejo e este é um tema que me inspira muito. Depois por ser uma das músicas mais conhecidas aqui e lá fora, gravada até pelo ex-Talking Heads David Byrne. Somado a isso veio o desafio (ou o atrevimento) de ilustrar a realidade cruel contada em "Asa Branca" justamente sem a sua letra, só com imagens que remetessem à melodia e que também propusessem uma "leitura" paralela. As páginas duplas do livro estão cheias desta "leitura".

blogdoorlando – e como foi o processo de criação desse livro?
Soud – No momento em que meio veio a ideia eu "enxerguei" as ilustrações trabalhadas com muita textura e em páginas duplas, mas não sabia exatamente como resolveria o livro como um todo. Então, finalizei uma ou duas ilustrações, esbocei de maneira rápida o restante do roteiro e apresentei à Prumo, que me recomendou o número de páginas e me deixou bem à vontade para fechar o projeto gráfico. O livro ainda ganhou um brinco de ouro ao ter na orelha um texto de apresentação do Rolando Boldrin, essa grande figura tão responsável por difundir a pura cultura do homem do sertão.

blogdoorlando – vc tem se aventurado a trabalhar com tintas, especialmente a acrílica. essas ilustrações foram feitas como?
Soud – No caso desse livro o processo foi curioso. Apesar de o tema ser totalmente "terra" eu criei as ilustrações a partir do digital tendo em mente sempre o resultado obtido se tivesse trabalhado com tinta acrílica. A textura que predomina nas ilustrações foi feita em acrílica e digitalizada via câmera fotográfica do iPhone. No computador, repintei a textura em alguns pontos e parti para a pintura das figuras e elementos diretamente sem esboço buscando a espontaneidade. Tudo feito no programa Painter 11.

blogdoorlando – como vc se sente trabalhando num projeto seu e não encomendado?
Soud –Muito feliz! É o meu primeiro livro no segmento infantojuvenil na condição de autor único e a experiência da liberdade criativa foi sem igual.
Digo autor único porque na encomenda também divido a autoria da obra no que diz respeito às ilustrações e esta é uma questão que passa pela discussão sobre direitos autorais, o que é sempre muito desgastante.

blogdoorlando – algum outro projeto em mente?
Soud –Sim e já estou desenvolvendo. É um álbum de quadrinhos e estou bem animado.

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando