Topo

Histórico

Categorias

amely, de pryscila vieira, chega ao 10 anos com muita festa e muita d.r.

Orlando

15/07/2015 00h09

tira numero 1

amely é que é a mulher de verdade.
contestadora, auto-suficiente, exigente, não cozinha, não lava, não passa.
amely tem só 10 anos e é de borracha. exige d.r. e preliminares. mas, também, se não tiver, dá conta do recado.
amely é a personagem criada pela curitibana pryscila vieira, uma das cartunistas mulheres do sexo feminino que desafiaram o império masculino das histórias em quadrinhos. fosse pouco isso, seu personagem completa 10 anos de vida na imprensa. para qualquer um isso não seria pouco.
publicada em inúmeras revistas e jornais, teve passagens pelo jornal metro e, recentemente, pela seção quadrinhas da ilustrada, da folha de são paulo.
para comemorar a data, uma série de festividades.
abaixo, entrevista com a cartunista:

blogdoorlando – o jaguar diz que existem duas profissões que não servem para as mulheres: a de estivador e a de cartunista.
como vc lida com uma profissão quase 100% masculina?
Pryscila Vieira –
Essa afirmação do Jaguar é tão célebre e defasada quanto aquela do Ziraldo, que disse "nunca brochei", lá pela década de 80. Sei que nenhum deles concorda mais com as próprias palavras. Tanto é que já encontrei o Jaguar diversas vezes e ele sempre explicita a alegria e o respeito por ver uma mulher atuante no reconhecido universo testosteronizado do cartoon.
Particularmente, em qualquer espécie de trabalho, desconsidero o gênero para sua execução. Não existe homem ou mulher. O que existe é trabalho bom ou trabalho ruim. Esforço-me por fazer um bom trabalho. Sou dedicada, perfeccionista, antenada, curiosa e acima de tudo, amo meu ofício.

tira apaixonada

blogdoorlando – o que vc fazia antes da amely?
Pryscila Vieira –
Fazia e ainda faço. Apesar de ser mais conhecida pelo trabalho autoral com a personagem Amely, sou formada em Design Gráfico e ainda atuo nessa área. E como sou cartunista, uso o dom mantendo uma empresa de ilustração que produz todo tipo de imagem para publicidade, editoras, assessorias de imprensa e clientes diretos. Tem muita propaganda por aí que eu desenhei, mas que as pessoas nem sabem porque não são trabalhos assinados.

blogdoorlando – e como surgiu a idéia do personagem?
Pryscila Vieira –
Bem, em 2005 eu estava às turras com um ser avesso à análises do relacionamento. Ele parecia querer uma pessoa inanimada para se relacionar. Ao perceber isso, sugeri que ele procurasse uma boneca inflável para namorar. Tornei-me solteira nesse momento e fui para a prancheta me "vingar". Então, tive a ideia de desenhar uma boneca inflável que, por mágica do destino, chega à casa de seu comprador, um homem frustrado, cheia de ideias, desejos e vida. Batizei-a de Amely em alusão ao samba "Ai que saudades da Amélia", essa que "era uma mulher de verdade" por ser um exemplo de resignação. O detalhe é que a matriz de Amely, foi desenhada com a mão esquerda, porque eu estava cansada de trabalhar naquele dia. Então, resolvi dar uma folga para a direita. Por isso ela tem esse visual meio tosco, erradinho.
Fato é que a criei despretensiosamente, só para publicar no meu blog e dar umas risadas do fim daquele relacionamento moribundo. Meu mister é extrair comédia da tragédia.
Em pouco tempo, Amely começou a receber convites para participar de exposições sobre direitos da mulher que aconteciam no mundo todo. Daí o Metro Internacional me contratou e as coisas foram acontecendo.

blogdoorlando – amely completa 10 anos de uso ininterrupto. vc acha que a borracha dela aguenta ainda por muito tempo?
Pryscila Vieira –
Personagens que sobrevivem ao tempo, ao leitor, à crise do autor, têm uma característica peculiar: a flexibilidade. Eles adaptam-se às mudanças da sociedade e da história. São imortais. Não adianta empurrar da ponte, dar tiro de .12, parar de desenhar. Acontece isso aí, ó:

datauri-file

 

blogdoorlando – a tira trata de relacionamentos e comportamento. o que vc acha que mudou no brasil desde a primeira tirinha?
Pryscila Vieira
– Nesses dez anos vimos revoluções. Surgiram leis, como a Maria da Penha, a lei do Feminicídio e presenciamos uma luta pelo respeito entre gêneros como nunca antes visto no país. Sinto que é hora de guerrear pela paz. Fazer humor com essa efervescência é como andar em campo minado. Por outro lado, é desafiador.
Já no meu microcosmo particular, percebo que também mudei. Ninguém resiste incólume a dez anos de "tirapia". Minha prancheta é meu divã, meus personagens, meus psicólogos.

tira aniversario

blogdoorlando – há uma programação comemorativa pelos 10 anos. quais seus próximos planos para ela?
Pryscila Vieira –
Para comemorar a data, estão programadas exposições. A primeira, será em Curitiba (Gibiteca de Curitiba, 16 de julho até 13 de setembro), a outra acontecerá em São Paulo (Galeria Ornitorrinco e Comedians Club entre outubro e novembro). Em 2016 Amely estará em Roma, com data a confirmar.
Além da exposição, uma edição de luxo de um livro de tirinhas da personagem será lançado no fim de 2015 pela Contenido Editora.
Uma peça teatral também está no forno.
Ufa!
Ah! Quase esqueço! Lancei um novo site da boneca mais metida do Brasil. Acesse www.amelyreal.com

cartaz orlando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando