Topo

Histórico

Categorias

baptistão lança livro comemorativo de 30 anos de carreira, hoje em sp

Orlando

07/07/2015 11h47

eduardo baptistão é referência da excelência da caricatura brasileira.
poucos chegam perto do nível de distorção, acabamento e, principalmente, elegância de seu trabalho.
profissional desde 1985, quando publicou pela primeira vez, fez escola mesmo sendo inimitável.
agora, com 30 anos de profissão, o cinco vezes premiado como melhor caricaturista no prêmio hqmix, premiado no salão carioca de humor, no world press cartum e no tehran international cartoon biennial, baptistão reúne parte de sua história no  the art of baptistão – 30 anos, editado pela reference press.
é a reunião do que ele acha mais relevante de sua trajetória recente.

capa BAP

abaixo, entrevista com o artista:
blogdoorlando – fazer 30 anos de profissão não é para fracos.
como foi revisitar toda sua produção?
Baptistão – Trinta anos é uma data redonda, que merece ser comemorada. Felizmente tive a oportunidade de publicar essa coletânea, que é um sonho muito antigo. A ideia poderia ser reunir trabalhos da vida toda, estabelecer uma cronologia, mas, conversando com o Ricardo Antunes, editor do livro, chegamos à conclusão de que seria mais legal reunir os trabalhos que considero melhores e mais importantes. Em função disso, a grande maioria dos desenhos escolhidos é mais recente. Mas a escolha me levou a revisitar tudo, revirar as gavetas e pastas, e isso é sempre saudável.

josemujica

blogdoorlando – vc mantém uma unidade impressionante em seu trabalho. como vc lida com as "necessidades" de mudança?
Baptistão – De uns anos para cá, fiz a opção radical de só trabalhar com caricaturas – com raríssimas exceções. Isso implica em fechar o leque, ter menos opções de trabalho, mas traz como contrapartida o prazer de fazer só o que gosto. Até aqui eu vivi bem assim, mas sinto que, de agora em diante, vai ser muito difícil manter a exclusividade das caricaturas. O mercado – ou a falta dele – vai me obrigar a uma readaptação a outras modalidades de ilustração, se eu quiser continuar a viver do meu desenho.

billclinton

blogdoorlando – como vc resolve o embate "digital" e "analógico"? o que te dá mais prazer?
Baptistão – A praticidade faz com que eu use o acabamento digital com maior frequência, mas adoro quando o prazo de uma encomenda me permite ficar "lambendo" um desenho com os velhos lápis de cor. O resultado do artesanal é, sem dúvida, mais rico. Mas tenho prazer em trabalhar com ambas as técnicas.

5.1.2

5.1.2

blogdoorlando – nos salões de humor, a caricatura tem se destacado pelo grau de deformação e acabamento.
por outro lado, cartuns e charges, mais opinativos, parecem demonstrar um certo esgotamento. como vc vê isso?
Baptistão – Sou suspeito para falar das caricaturas, que são a minha predileção – até pela minha falta de talento para cartuns e charges. De fato, o nível das caricaturas nos salões é cada vez mais alto, e as outras modalidades muitas vezes não mostram o mesmo fôlego. Não tenho uma teoria formada sobre isso, mas talvez as novas gerações se sintam menos atraídas pelo cartum e pela charge, que naturalmente exigem muita informação – e formação – para ser feitas em alto nível.

OZZY

blogdoorlando – os espaços dentro dos jornais e das revistas têm sido reduzidos drasticamente. quem perde com isso?
Baptistão – Isso é muito triste. Eu, que nesses 30 anos vivi de publicar meus desenhos nos veículos impressos, no momento me vejo meio perdido. Não sei como estará esse mercado nos próximos seis meses, que dirá daqui a seis anos. Quem perde é fácil de responder. Além dos profissionais que veem o seu espaço desaparecer, quem mais perde é o leitor, privado da diversidade visual e da carga cultural das ilustrações.

millorfernandes

blogdoorlando – o que vc gostaria que fosse mudado nesse cenário?
Baptistão – Eu tenho nostalgia dos anos 1970, que não vivi profissionalmente, mas que conheço pelas histórias dos meus colegas mais veteranos. Época em que a ilustração tinha amplo espaço e era muito valorizada. Eu sonho com a volta milagrosa desse cenário, mas sei que caminhamos, infelizmente, cada vez mais no sentido oposto.

cartazpreço de lançamento: R$50

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando