Topo

Histórico

Categorias

ilustracon apresenta na web panorama da ilustração brasileira

Orlando

17/09/2014 08h00

o ilustrador rice araújo está juntando a fome com a vontade de comer.
há uma legião de garotos e garotas querendo dicas e informações sobre como entrar no mercado de trabalho. ao lado desses futuros ilustradores, profissionais também procuram entender em que pontos as recentes mudanças do cenário mudam ou mudarão sua forma de atuação.
a ferramenta para isso: a internet.
o ilustracon trará mais de duas dezenas de palestras com profissionais das mais variadas tendências, especialidades, métodos e que servirão, com certeza, para que todos tenhamos a dimensão dessa diversidade.
o ilustracon acontecerá nas noites de 22 a 28 de setembro com palestras pré-gravadas e gratuitas. na manhã seguinte serão reprisadas.
depois do dia 28 esses vídeos poderão ser adquiridos num pacote denominado ouro.
os horários, valores, inscrições e outras informações estão disponíveis no site http://www.ilustracon.com.br
abaixo, entrevista com o organizador e a lista de palestras e palestrantes:

blogdoorlando – como vc vê o mercado da ilustração hoje no brasil diante de tantas oscilações econômicas?
Rice – Penso que os humores do mercado são cíclicos e o que contribui para que o momento presente talvez seja mais desafiador do que os anteriores é que o mercado de ilustração passa por um momento de transição, não só no Brasil. Me parece ter alguma semelhança com outros períodos em que surgiram novas tecnologias e mídias mas com alguns fatores que tornam esse momento atual bem diferenciado.  Um desses fatores é a longevidade dos artistas que aumentou. Hoje os artistas iniciantes compartilham o mercado com artistas já com 30, 35 anos de experiência com gás suficiente pra mais 30 anos produzindo! Diferentemente de poucas décadas atrás, quando um artista de 60, 65 anos já se posicionava como um mestre formador das futuras gerações. Outro fator é a maior disponibilidade de ferramentas que suprem deficiências do artista, tornando possível a presença no mercado de profissionais cada vez mais jovens, mesmo que ainda com pouca vivência.
Somando isso às deficiências existentes também do lado de lá da mesa, onde as empresas contratantes fazem grande pressão por redução de custos sobre os profissionais que contratam nossos serviços, ao crescimento da oferta de bancos de imagem e a redução do nível de exigência por grande parte do mercado temos uma situação onde um futuro possível precisa ser realmente construído e passa pela valorização da ilustração e do ilustrador.

fb-01

blogdoorlando – vc está organizando um evento que abrange várias áreas de atuação do ilustrador. como foi feita a escolha dos palestrantes?
Rice – No tocante aos temas, a proposta foi mesclar vários setores para termos uma visão mais ampla e podermos perceber com mais clareza como funciona cada mercado e a escolha dos palestrantes teve como critério a solidez da carreira dos convidados e buscamos também diversificar um pouco no tocante a faixa etária dos convidados para, quem sabe, podermos perceber algumas diferenças de percepção que existam.
Uma coisa importante na escolha foi tentar trazer alguns profissionais que também ministram cursos em várias escolas diferentes e membros de diversas associações para que o Ilustracon não fosse confundido com uma entidade do setor ou uma escola. Quis desde o esboço do projeto que o Ilustracon pudesse ser um agente independente e agregador que pudesse estimular profissionais mais jovens e também os mais experientes a procurar participar ativamente dessas entidades existentes e buscar as várias boas escolas que temos para se aprimorar profissionalmente ou se reciclar e estabelecer redes de contato que poderão dar frutos importantes para si e para os demais colegas de profissão.

blogdoorlando – e como vai funcionar?
Rice – Nesse primeiro Ilustracon a forma possível de viabilizar foi através de palestras pré-gravadas que serão exibidas gratuitamente de 22 a 28 de setembro.
Além das palestras haverão algumas mini-aulas com com enfoque mais prático e técnico.
Esse formato online permite que de forma gratuita, profissionais, iniciantes e estudantes residentes em pequenas cidades também possam ter acesso a nomes de peso da ilustração que, na maioria das vezes, só podemos ouvir participando de eventos em grandes centros.
Seguindo essa linha de democratização da informação, fizemos uma pesquisa para poder exibir as palestras no melhor horário para o público e como o período noturno foi o preferido por quase 50% dos votantes iremos concentrar o máximo de  palestras a noite.
Sabendo que isso iria impossibilitar que estudantes do período noturno pudessem acompanhar, iremos exibir as palestras da noite também na manhã seguinte. Para o ano que vem a proposta é criar uma estrutura que permita a interação direta do público com os palestrantes.

blogdoorlando – então, quem não puder acompanhar a palestra na hora, vai poder ver depois?
Rice – Sim, mas não mais gratuitamente. As palestras serão exibidas apenas durante a semana do congresso e não estarão mais disponíveis ao público.
Depois de 28 de setembro elas irão para um site restrito e comercializaremos um pacote denominado "ouro" que dará acesso às palestras até 30 de agosto de 2015, além de alguns outros bônus que estamos agregando e que julgamos sejam interessantes tanto para profissionais mais experientes quanto para os mais novos.

blogdoorlando – e quem quiser ver todas depois?
Rice – Todos os palestrantes receberão o acesso ouro, até por cederem seu tempo e experiência gratuitamente. Essa é uma forma de agradecermos o desprendimento e o senso de compartilhamento. Já o público geral poderá adquirir o plano ouro que estará disponível para venda durante o congresso e o seu preço normal será de R$ 530,00 mas pretendemos também oferecer o pacote ouro alguns dias antes da abertura oficial com um desconto que ainda estamos avaliando mas que certamente será muito, muito expressivo.
A função desse desconto é fazer com que a limitação financeira não seja um impeditivo, justamente para quem talvez mais precise desse conhecimento, ao mesmo tempo cobrindo no mínimo as despesas financeiras com softwares, divulgação e ferramentas digitais que utilizamos nesse primeiro Ilustracon.

blogdoorlando – como vc está conseguindo viabilizar o projeto?
Rice – O projeto a princípio era algo bem menor e por isso foi planejado para ser realizado com recursos próprios e com apenas alguns amigos. Seria um projeto piloto mesmo, porém, me surpreendi com o peso e a experiência dos palestrantes que se dispuseram a participar mesmo com as suas agendas estando apertadas, então decidi ampliar o projeto, mesmo aumentando o investimento de recursos pessoais e tempo para beneficiar o máximo de pessoas possível.

blogdoorlando – de que tamanho é sua equipe para levantar o projeto todo?
Rice – A equipe é muito enxuta. Fixas no projeto temos apenas 3 pessoas, porém conto com também com alguns amigos que auxiliam pontualmente, tanto como consultores como realizando tarefas mais práticas. Para alocar mais tempo no Ilustracon pausei meus projetos pessoais e também praticamente fechei meu estúdio até o início de outubro, mantendo apenas tempo para cumprir dois contratos fixos semanais que tenho.

blogdoorlando – que tipo de retorno vc espera ter com esse evento?
Rice – O grande objetivo do congresso é abrir espaço para que se conheça melhor os vários mercados em que o talento do ilustrador é fundamental e fomentar a discussão dos rumos da ilustração brasileira, reavivando propostas como por exemplo a levantada pelo Faoza anos atrás, e defendida por entidades como a SIB e AEILIJ, de inclusão da disciplina de ilustração nos cursos superiores de comunicação design e artes.
Do ponto de vista da equipe organizadora, esperamos que seja um grande aprendizado para podermos fazer ainda melhor a segunda edição em 2015.
Dois retornos inesperados e muito gratificantes que já tivemos foram o comprometimento e desejo de compartilhar apresentado por todos os palestrantes e o engajamento do público, onde muitos dos inscritos estão divulgando espontaneamente o Ilustracon e se colocando a disposição para ajudar no que for preciso. Isso nos indica que esse enfoque diferenciado do nosso congresso soma esforços com outras grandes contribuições realizadas por entidades, escolas e indivíduos da nossa área e reforça o nosso compromisso em oferecer o máximo possível pelo menor valor viável  a todos os que levam a sério as suas carreiras.

palestras e palestrantes:

KAKO
A ilustração made in Brazil – Participação especial de sua agente internacional Sari Levy-Schorr (Levy Creative Management)

ORLANDO PEDROSO
O ilustrador como autor

MARCIO GUERRA / MAURO SOUZA
A ilustração como arte

MIKE AZEVEDO
Ilustração para gamesSPACCAAdaptação de literatura para quadrinhos

MARCOS SAMPAIO / EDUARDO BARONI
Os bastidores da Ilustração 3D – Estúdio Notan

MARCATTI
HQ independente: controlando 100% do processo

LAUDO FERREIRA
HQ – fazendo arte em parceria

MANOHEAD
Caricatura – trabalhando arte e humor de forma séria

FERNANDA GUEDES
Ilustração editorial

JOÃO CARLOS MATTIAS
Cenografia: a arte saindo do papel

FABIO COALA
Segredos do webcomics

KLEBS JUNIOR
HQ – Brasileiros no mercado internacional

FERNANDES / GILMAR / SERI
Ilustração de humor na imprensa

MONICA FUCHSHUBER
O design de superfície

MONTALVO MACHADO
A ilustração como profissão

NEWTON VERLANGIERI
Os bastidores da ilustração publicitária

PAULO BORGES
Didáticos e Literatura: a ilustração a serviço da educação

BIRA DANTAS
Ilustração sindical: arte a serviço do trabalhador

MARCOS VENCESLAU
HQs, fanzines e oficinas: a arte nas mãos do público

GILBERTO LEFEVRE
Os segredos do Storyboard

IRIAM STARLING
A ilustração científica no Brasil

IVAN QUERINO
Turbinando seu portifólio

THAIS LINHARES
O direito autoral na ilustração

ALEX CÓI
Dicas de desenho de observação

RICARDO SOARES
Dicas de ilustração Digital

LUÍS GUSTAVO BARBOSA
Dicas de ilustração Digital

quem é Rice Araújo
Ilustrador e cartunista, atuou em diversas agências de publicidade de S. Paulo e intituiu também o curso de aerografia da Escola Oficina de Artes, em Santo André, onde lecionou por três anos.
Como chargista e cartunista do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, participou da publicações como o livro "Vítimas" que contribuíram para que o sindicato recebesse o prêmio de melhor imprensa sindical do período.
Foi premiado em salões de humor como a Bienal Internacional de Quadrinhos, Festival de Humor de Santos e Salão Universitário de Humor de Piracicaba.
Criou também vinhetas animadas da Rede Globo (os plim-plins) e entre as publicações que participou estão os livros de caricaturas "Brasil do Bem" e "Noel é 100" do Instituto Memória Musical Brasileira.
Atualmente mora no interior de SP de onde produz charges, cartuns e ilustrações para empresas, agências de publicidade e sindicatos.

www.ilustracaodigital.com
http://ricearaujo.blog.uol.com.br
ricearaujo@gmail.com

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando