Topo

Histórico

Categorias

renato guedes salta dos quadrinhos para as telas em são paulo

Orlando

22/07/2014 08h00

imersao-02

é cada vez maior o número de desenhistas que volta ao papel, ao sketchbook, às tintas, pincéis, bico de pena e nanquim.
e é crescente o número de artistas que se atiram rumo às tintas, telas e formatos grandes. são artistas cansados dos limites que o trabalho comercial impõe e, mesmo que continuem trabalhando profissionalmente e cumprindo prazos, dedicam parte do seu tempo a pesquisar novas/velhas técnicas.
renato guedes, reconhecido quadrinista, mestre na arte de fazer heróis serem cada vez mais heróis é um desses.
abre hoje a exposição "imersão" que traz telas em formatos gigantes e com personagens vivos, melancólicos e cheios de esperanças e dores.
abaixo, entrevista com o artista santista:

blogdoorlando – renato, conte um pouco de seu início de carreira e de como começou a publicar fora.
Renato Guedes – Comecei como ilustrador. Fiz muita publicidade, ilustração editorial e fazia mil trabalhos ao mesmo tempo. Mas queria trabalhar com quadrinhos e concentrar minha carreira aí. Então procurei o estudio Art & Comics, que faz o agenciamento de artistas e contato com as editoras americanas. Preparei um portifolio e logo nos primeiros meses consegui meu primeiro trabalho que foi a adaptação da série Smallville para quadrinhos. Trabalhei entre DC Comis e Marvel Comics por 13 anos.

01

blogdoorlando – durante esse período vc tinha outras atividades com desenho? algum hobby fora dele?
Renato Guedes – O meu hobby sempre foi fazer minhas próprias coisas, meu próprio material, seja estudando desenho, pintando e até mesmo brincando um pouco com escultura. O problema que a indústria de quadrinhos demandava todo o meu tempo e nunca consegui ter uma atividade paralela regular.

blogdoorlando – quadrinhos demandam um tipo de paciência diferente do da pintura. fale um pouco sobre isso.
Renato Guedes – Sem dúvida! Principalmente por que a produção de quadrinhos se tornou muito industrial com pouco compromisso com a parte criativa. O ritmo é enloquecedor, os prazos massacrantes e as decisões editoriais que limitam a criação do artista. Então a pintura me serviu como uma válvula de escape em toda essa chateação. Fazer algo que eu gosto, desfrutar o processo e ter um trabalho 100% meu, encontrei na pintura. Uma paixão e também de certa forma uma terapia. Pintar, mexer com o material e poder desenvolver um trabalho sem aquelas interferências editoriais que tanto me chateavam.

02

blogdoorlando – a pintura, de certa forma como o cartum e a charge, deve resolver a idéia num quadro só….
Renato Guedes –  Talvez a charge e o cartum precisem fechar uma idéia mais precisa, ser resolvida de forma mais direta. A pintura acho que tem um limite maior de deixar a idéia aberta, muitas vezes apenas sugerida. Acredito que a maneira de compor e chegar ao resultado final dessa idéia e composição, sim, sejam bem parecidos na hora de criar um cartum e/ou uma charge.

03

blogdoorlando – antes de começar a pintar vc esboça no papel ou faz tudo direto ba tela?
Renato Guedes – Geralmente faço um estudo prévio. Muitas vezes um estudo a lápis, um estudo digital de cores e outras vezes um croqui de pintura. Mas prefiro não manter um processo para não me cansar, não me entediar. O processo vai surgindo junto com a idéia e o que pede a pintura e sua composição.

04

blogdoorlando – tem essa opção por figuras solitárias e melancólicas, mulheres bem torneadas. o quanto o quadrinho ainda influencia sua pintura?
Renato Guedes – A influência do quadrinho acho que é muito pouca. Obviamente, 13 anos de mercado americano, de quadrinhos me ajudaram muito no ritmo de trabalho, principalmente na rapidez para compor. Creio que a escolha de ângulos, esboço e até a maneira de trabalhar a luz de uma maneira dramática que me agrade trago da experiência dos quadrinhos. Porém procuro não me pautar na hora de pintar. A idéia é pouco a pouco ir desconstruindo meus processos.

blogdoorlando – e a opção pelos grandes formatos?
Renato Guedes – Quanto aos formatos também acho que é outra maneira de não me limitar. Extrapolar as pinceladas e ter uma área maior para trabalhar me deixam mais livre na hora de trabalhar. Ajuda muito no gestual. O dificil é reduzir o formato! É cada vez maior, vira uma obsessão.

05

blogdoorlando – vc gosta de futebol, né?
Renato Guedes – Gosto muito. Já fui mais fanático mas sou um apaixonado por futebol. E como bom santista, acostumado com craques como Pelé, Pepe, Coutinho, Robinho, Neymar, admiro o futebol bem jogado. O mais irônico é que nesse mundo dos quadrinhos quase ninguém gosta de futebol, samba, etc… eu sou totalmente o oposto!

 

 

serviço:
Exposição "Imersão"
Abertura: 22.07.2014
a partir das 19h
de 22.07.2014 a 16.08.2014
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 19h
Galeria Ornitorrinco
Av. Pompéia, 520 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2338-1146
Site: www.galeriaornitorrinco.com.br
E-mail: contato@galeriaornitorrinco.com.br
preços sob consulta

Renato Guedes
www.facebook.com/RENATOGUEDES.art

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando