Topo

Histórico

Categorias

andrício de souza lança seu intestino eloquente

Orlando

06/12/2013 20h38

o trabalho do andrício chegou na minha mão por acaso. um desses links que passam em frente a nossos olhos pelo face, pelo email ou sei lá.
mas, de cara veio aquela sensação de "ôpa, tem coisa aqui.".
entrei no blog, fui xeretando e vi que tinha um cara inteligente tentando fazer alguma coisa.
dei aqui num dos "links legais".
o blog continua lá mas agora ele meteu as caras e está publicando um material inédito em papel.
ah, o papel! o papel continua sendo objeto de desejo de 10 entre 10 desenhistas!
abaixo, entrevista com o dono do intestino:

blogdoorlando – o que é o intestino eloquente?
Andrício de Souza – O Intestino Eloquente é o meu primeiro livro totalmente inédito. Mas você quer saber o porquê do nome, certo? É uma questão estética. Eu escolhi o nome deste livro com a mesma lógica que a gente tem ao dar o nome de uma criança. Acho linda a sonoridade de "O Intestino Eloquente".

1 - 91 - chateacao copy

blogdoorlando – apesar de vc dizer que os poemas não tem a ver com intestino, muitas da rimas tratam de cocô, cu, peido e outras escatologias.
Andrício de Souza – Os poemas têm a ver com tudo que me cerca: meus gatos, meus familiares, minha namorada, o Palmeiras, o sol, a chuva, os políticos, cocô, cu, etc. Tem poemas que tratam desses assuntos simplesmente porque eles fazem parte da minha vida, sacou?

blogdoorlando – fazer rimas foi uma experiência ou vc já brincava com elas antes?
Andrício de Souza – Eu sempre fiz, inclusive em algumas tirinhas antigas. Mas a sério, foi a primeira vez.

2 - 2 vinicius copy

blogdoorlando – como vc faz seus desenhos? parecem ser de observação.
Andrício de Souza – Eu sempre pego alguém como referência. O resto – observação das expressões, poses etc – eu faço me olhando no espelho!

blogdoorlando – e essa estética bic?
Andrício de Souza – É o seguinte. Existe o material de desenho – mil pinceis, tintas, nanquins e tudo o mais – que é feito para quem sabe desenhar. A Bic é para pessoas como eu, que não sabem desenhar. E no final resulta em uma estética bastante singular. Mas não é proposital, não. Eu me sinto muito bem desenhando com a Bic.

4 - 77 - meu coracao copy

blogdoorlando – seu livro é independente, não? vc chegou a apresentá-lo para alguma editora?
Andrício de Souza – O livro é totalmente independente, feito a partir de cinco empréstimos em cinco bancos diferentes. Eu e minha editora criamos uma editora apenas para editá-lo, por uma série de razões. Mas resumindo, é porque a editora só deixa com o autor de 8% a 12% do preço de capa, e a contribuição dela não é compensatória a este ponto. Além do mais, eu tenho certeza que a editora vetaria uma série de coisinhas que, para mim, são essenciais para o livro. E eu não queria passar por avaliações. Já basta a quantidade de entrevistas em RHs que eu passo para conseguir um emprego.

blogdoorlando – as pessoas que recitam suas poesias são suas conhecidas ou vc foi na caruda?
Andrício de Souza – Eu faço o livro pensando em mim como leitor. Então, pensei em pessoas para recitar que fossem de meu agrado. E fui atrás dessas pessoas. E elas, generosamente, toparam. Algumas são até bem famosas! E o resto são as pessoas que compraram meu primeiro livro, a quem sou eternamente grato e queria ouvir a voz delas.

8 - 8 - despedida copy

blogdoorlando – e qual sua estratégia para entrar no mercado de trabalho?
Andrício de Souza – Como o mercado é bastante restrito – até já conversamos sobre isso – e minha estratégia é fazer bastante tirinhas da forma mais pura possível e vender meus livros. Isso vai acontecendo ao poucos. Já fiz algumas tirinhas para a Le Monde Diplomatique do Brasil, por exemplo. Além disso, vendo meus livros no meu site (www.lojadoandricio.iluria.com <http://www.lojadoandricio.iluria.com/> ) e em festivais.

 

 

quem é:
Andrício de Souza, 26 anos, é um cartunista brasileiro. Seu segundo livro, O Intestino Eloquente, está sendo lançado de forma independente, e conta com 100 poesias declamadas em forma de quadrinhos.

 

serviço:

flyer sp

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando