Topo

Histórico

Categorias

exposição de originais de simon taylor abre hoje na joker's em curitiba

Orlando

08/05/2013 10h09

simon cansou do photoshop poderia ser o nome de um livro ou de um filme mas é a onda do curitibano simon taylor que abre hoje, na joke's, em curitiba a exposição de originais que fazem parte da publicação "meus cases de sucesso".
lápis, tinta, papel e idéias produziram desenhos surrealistas, humorados e críticos que mostram personagens que se transformam em objetos de sua profissão.
abaixo, entrevista com o artista:

blogdoorlando – como surgiu a ideia do livro?
Simon Taylor – Na real, surgiu no momento em que fiz o primeiro desenho, o da capa. Uma imagem que me veio na cabeça e tive que desenhar. Olhando pra ela, me veio todo o conceito. Isso foi em 2011. Daí, bolei uma "exposição virtual": criei um blog (http://meuscasesdesucesso.wordpress.com/) e me impus o desafio de criar um personagem por dia. É bem verdade que eu folgava nos fins de semana mas, basicamente, cumpri com a minha palavra por 35 desenhos. Já havia a intenção de transformar aquilo tudo em uma exposição real (até porque, abandonei o photoshop e quis fazer tudo só no nanquim, um refresco pra criatividade) e num livro, mas a coisa toda só veio à tona agora, no começo de 2013.



blogdoorlando – é uma produção independente?
Simon Taylor – Totalmente. Cansei de esperar por resposta de editora e projetos de lei de incentivo cultural. Enchi o pulmão de ar e fui nessa. Em duas semanas tinha o livro e a exposição no Museu Guido Viaro, aqui em Curitiba. Uma das melhores decisões da minha vida, afinal, foi um verdadeiro… case de sucesso!

blogdoorlando – quanto tempo vc trabalhou nele?
Simon Taylor – Um desenho por dia, 35 desenhos, 35 dias. Bom, né?

blogdoorlando – curitiba reúne grandes artistas do humor e das artes gráficas. qual o cenário hoje?
Simon Taylor – Bem, pra mim, um cara criado nas redações de jornal (comecei em 96, na era do past-up!), não muito bom. Aqui em Curitiba só sobrou a Gazeta do Povo e a Tribuna do Paraná, que foi comprada pela Gazeta (!). Esse grupo abriga grandes cartunistas (Bennet, Tiago Rechia, Paixão, Dante, Felipe Lima…). E ainda tem o grande Marco Jacobsen na Folha de Londrina. O problema é que não sobra mais espaço pra ninguém! Quando eu comecei, existia a esperança de trabalhar em uma grande redação. Hoje, está difícil. Tudo bem que temos a Internet, alguns blogs, mas tudo com muito pouco fôlego financeiro para sustentar a qualidade. No entanto, não gosto muito de ficar reclamando. Tem que trabalhar e fazer o melhor possível, tanto nas encomendas profissionais (revistas, jornais, livros, publicidade, etc..) como nas horas de folga, onde podem surgir projetos legais como esse meu!

blogdoorlando – mesmo com a internet os paranaenses continuam se sentindo isolados?
Simon Taylor – Bem, na verdade, o paranaense não é assim tão isolado. Afinal, o Paraná já é uma das maiores cidadezinhas do interior de São Paulo, mas o curitibano é osso duro de roer: cada um na sua, um bem longe um do outro! Kkkkkk (a saber: sou curitiboca da gema!) Ok, vá lá: está melhorando. Com o boom dos anos 90, hoje tem muita gente de outros estados aqui e estamos melhorando no campo do comportamento. No campo da urbanidade, limpeza, organização e beleza, somos foda! Pena que eu não sou engenheiro.

blogdoorlando – qual o próximo projeto?
Simon Taylor – Estou escrevendo a minha primeira história em quadrinhos. O título, por enquanto, é "O homem que não morria". Vai demorar bastante. O buraco aqui é bem mais embaixo e o tempo livre é pouco. Mas antes deverá sair o livrinho infantil que estou fazendo para minha filha de 5 anos: "Alice que me disse". E, quem sabe, no meio disso tudo, eu consiga um patrocínio para imprimir o meu primeiro livro de charges políticas, com 250 páginas, prontinho da silva, contendo as charges que fiz para o Blog do Zé Beto de agosto de 2007 a agosto de 2010. Se chama "Charge agora! …ou cale-se para sempre". Alguém aí se habilita?

 

foto: divulgação

quem é simon taylor:
Cartunista e designer gráfico, é diretor da Ctrl S Comunicação e vencedor de vários prêmios Sangue Bom no Jornalismo Paranaense, também é autor do livro "Meus Cases de Sucesso", lançado em 2013. É curitibano, da turma de 74, e devoto de São Elvis e São Henfil.

onde achar:
https://www.facebook.com/simontaylorsalem
www.simontaylor.com.br (desatualisadíssimo, mas com a promessa de se renovar em duas semanas!)
www.ctrlscomunicacao.com.br
www.blogdosimontaylor.blogspot.com

serviço:
Meus Cases de Sucesso – Exposição de originais e venda do livro do chargista e ilustrador Simon Taylor.
Jokers Pub (Rua São Francisco, 164 – Centro) – www.jokers.com.br
8 de maio, quarta-feira, às 19h00
livro: R$ 20,00

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando