Topo

Histórico

Categorias

ecologia e humor são os assuntos de salão que começa amanhã em belém do pará

Orlando

25/04/2013 11h21

começa amanhã, dia 26 de abril, em belém do pará, a 5ª edição do salão internacional de humor da amazônia. o evento ficará até dia 5 de maio no hangar centro de convenções e feiras da amazônia e fará parte da 17ª feira pan amazônica do livro.
nesse período acontecerão mesas redondas e oficinas com o chargista jean galvão, com o caricaturista carioca ulisses araújo, com o chargista françois gabourg, da martinica, com o espanhol leslie ricciardi, cassio loredano, orlando pedroso e os paraenses sérgio bastos, a. torres, waldez, biratan e j. bosco.
três dos convidados que farão parte do juri, irão premiar as melhores caricaturas e cartuns com tema livre e ecologia entre os 160 trabalhos selecionados este ano.
foram inscritos 894 trabalhos de 33 países diferentes.
na mostra paralela, caricaturas em homenagem ao poeta e escritor ruy barata.
abaixo, entrevista com biratan porto, cartunista e organizador do salão:

blogdoorlando – o salão vai para sua 5ª edição. o que se pode esperar dele?
Biratan – Que o humor ecológico, nosso foco maior, dê o seu recado. Principalmente à  nova geração, que a meu ver , é bem mais consciente em relação ao Meio Ambiente, que a nossa.

blogdoorlando – a divisão por temas parece ser uma das tendências desse tipo de evento, não?
Biratan – Sim. parece a receita, o molho certo. Salões com uma temática apenas, torna-se cansativo e repetitivo. Considero o tema ecológico um humor carrancudo, sério, de poucas gargalhadas. Aí a Caricatura quebra esse ritmo com trabalhos excelentes, surpreendentes , deixando pasmados os admiradores das celebridades caricaturadas. O Humor livre, então, esse sim faz rir, alegra o espírito das pessoas. Enfim, temas que fazem o sucesso de qualquer salão.

blogdoorlando – o que salões de humor ainda podem oferecer para o público e para os artistas?
Biratan – Uma novidade que gostaria que fosse incluída, seria a participação de Editores. Poxa, Os salões , quer queira ou não, fazem, formam público. Alem das oficinas  e workshops que são ministrados por artistas convidados, os salões tem um frequência incrível.  E aí? Não seria legal, editoras fomentarem esse nicho, publicando livros de cartunistas e lançando no mercado?
É por aí.

blogdoorlando – vc acha que o humor está procurando um novo rumo desde o fim da ditadura? como vc vê os jovens talentos?
Biratan – A charge só não perdeu a graça. Mas, perdeu um pouco a força que tinha nas décadas passadas. Os políticos viram que vivem no país da impunidade, da memória curta, da impassividade das pessoas. Então cresceram, tomaram conta do País.
Os jovens talentosos vão ter que descobrir uma maneira, um caminho pra ganhar o seu dindim num país que não tem tradição do mercado editorial gráfico. Antigamente todos queriam ilustrar com sua charge a página de editoriais dos jornais. Isso acabou . Hoje o cartunista tem que se virar nos 30: desenhar quadrinhos, ilustrar livros, fazer  animações, caricaturas, cartum, charge e o diabo a quatro.

blogdoorlando – o pará, especialmente belém, é o berço de grandes talentos do humor gráfico. será que existe alguma explicação para isso além da água que se bebe?
Biratan – Água que o passarinho não bebe? Rsss. Orlando, acho que o Pará, especificamente, Belém a capital, teve sorte. Por aqui aportaram grandes caricaturistas e ilustradores.  O Wiegandt, um alemão que desenhava muiiiiiiito, chegou em Belém em 1874, tomou açaí e ficou 32 anos, morreu e foi enterrado aqui. Fez escola , publicou jornais, criou oficinas de litogravuras. Outro o Crispim do Amaral, pernanbucano, grande ilustrador e caricaturista.  E tantos outros talentosos. Creio que a escola do humor do Pará,  vem daí.  Na época do Pasquim, febre nacional, O Comendador Raymundo Mário Sobral, jornalista, criou o semanário PQP, na linha do Pasca. Durou 25 anos, se não me engano. Esse jornal, o PQP, formou  gerações de cartunistas.

blogdoorlando – como de praxe, o salão convida artistas para discussões e oficinas. serão abertas para leigos e profissionais?
Biratan – Sim. Creio todos saem enriquecidos, ou acrescentam alguma informação , mesmo os profissionais.

blogdoorlando – um evento desses não acontece sem apoios e patrocínios. como a organização tem lidado com isso?
Biratan – A gente tem tido dificuldades pra realizar o salão . Já tivemos grandes e fortes patrocinadores que fizeram as primeiras edições.  Estes dois últimos anos tivemos apoio da Secretaria de Cultura do Estado e da Prefeitura , através de editais. Temos também 3  apoios culturais de bravas empresas privadas : a Sol Informática, que está com a gente desde a primeira edição , a Imóvel & Cia, que já está há 2 anos e a mais recente parceria que é a do Restaurante Terra do Meio, um lugar pra ser feliz de acordo com o meu amigo e grande cartunista J. Bosco.
E a fórmula é fazer o salão com os pés no chão.

programação completa em: http://www.facebook.com/salaointernacionaldehumordaamazonia

 

foto: orlando pedroso

quem é biratan porto
Ubiratan Nazareno Borges Porto, ou Biratan, nasceu em Belém do Pará, Brasil, a 29 de outubro de 1950. Formado em Propaganda, pela Universidade Federal do Pará, é cartunista profissional e bandolinista nas horas vagas. Trabalha com  humor gráfico há 35anos, publicou sete livros: "Pacto no Tucupi" charges,1981 – "Suingue,Suor e Lábias" humor erótico,1988  –  "Biratan verde de Raiva" humor ecológico, 1991 –  "Soltando as Hienas" cartuns canalhas,1993 – "Sexo, Sexy, Seculorum" cartuns eróticos,1999 – "Cadê o Verde que estava aqui?" livro ecológico infantil, 2004 – "O Verde no Vermelho" cartuns ecológicos, 2004. "Caricaturas de Letra" – 2011. Em 2002 conquistou o primeiro lugar no International Cartoon Festival of Knokke-Heist, na Bélgica, um dos mais importantes e tradicionais salões de humor da Europa. Seus trabalhos são publicados nos EUA, Canadá, México, Itália, França, Bélgica e Holanda. Venceu importantes salões de humor no Brasil e exterior. Criou o roteiro e dirigiu o filme de animação em 3D "Cadê o verde que estava aqui?". Para televisão, Biratan criou cinco das vinhetas (Plimplim) de animação que a Rede Globo exibia nos intervalos de seus programas.
O trabalho de Biratan  pode ser conferido também  na internet: http://greencartoon.blogspot.com
http://biratancartoon.blogspot.com
www.biratan.com.br
biratan21@uol.com.br

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando