faz 40 anos que picasso, até que enfim, voltou para a fase azul
andy warhol pode ter sido o pai do pop mas, talvez, nenhum outro artista plástico tenha tido tanta influência sobre a ilustração, o cartum, a caricatura e a charge quanto o espanhol pablo diego josé francisco de paula juan nepomuceno maría de los remedios cipriano de la santísima trinidad ruiz y picasso, o picasso.
de steinberg, passando por ziraldo, millor e tantos outros, o trabalho do pintor cruzou fronteiras e popularizou a liberdade de se desenhar, deformar e geometrizar as imagens influenciando o desenho de gerações de artistas gráficos. popular e ainda assim, extremamente sofisticado, picasso reina por sua genialidade e pela compulsão pelo desenho, pela descoberta de formas, pela junção de materiais inusitados.
e muito pelo humor que conseguia imprimir em seu trabalho mesmo quando tivesse a carga dramática de um guernica, por exemplo.
hoje, dia 8 de abril, comemoramos (?) 40 anos da morte do artista. o título do post, aliás, é uma referência ao texto de um antológico cartum do grande geandré que mostrava picasso sendo recebido por s. pedro no céu.
aqui, uma pequena homenagem de cartunistas e caricaturistas que, como eu, pagam um pau, sem trocadilho, para o velho e bom pablito:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.