Topo

Histórico

Categorias

gonçalo junior junta em livro as mulheres do ilustrador benício

Orlando

18/12/2012 22h26

conheci o benício em um evento organizado pela sib – sociedade dos ilustradores do brasil em 2003, aqui em são paulo.
era o primeiro encontro dos associados depois da fundação da entidade.

quando fomos apresentados, rapidamente ele inverteu a ordem dos fatores e disse com seu sorriso de 32 dentes: orlando, sou seu fã!
aquilo contrariava completamente toda a lógica. ele roubou a minha frase e ainda fez graça, me abraçou e foi extremamente atencioso.

não é a tôa que o bom gaúcho de rio pardo, 76 anos de história, cativa tanto. seus maiores talentos, tirando o desenho, são a simpatia, o bom humor e a disposição fazendo a festa nos encontros de desenhistas no rio, onde vive, ou em qualquer outro lugar do país.

o artista e a pessoa acabaram se fundindo e se tornando referência entre seus pares e para as futuras gerações.

nesta quarta, dia 19, ele, acompanhado pelo antenadíssimo gonçalo junior (guerra dos gibis) e pelo editor franco de rosa, lança o livro "e benício criou a mulher" pela editora ópera gráfica.
pouca coisa não vai ser.
evoé, benício!

blogdoorlando – gonçalo, em 2006 vc lançou o livro "benício, um perfil do mestre das pin-ups e dos cartazes de cinema".
qual a diferença entre esse e o que vc lança agora?
Gonçalo Junior – Esta edição foi completamente reescrita em 2008 e agora atualizada, até 2012. Outra diferença são os novos lotes de imagens. Na edição anterior não entraram livros, revistas e capas de discos.

blogdoorlando – benício acabou se tornando, de certa forma, um fetiche entre os ilustradores.
de onde vem isso?
Gonçalo Junior – Acredito que do enorme talento em fazer mulheres voluptuosas, gostosas mesmo, como ninguém!!! Dizia-se na época da pornochanchada que ele frustava muitos espectadores, que viam gostosonas nos cartazes que não se repetiam na tela… Bom, nesse sentido, ele criou alguns mitos sexuais, ou ajudou muito para isso, como Vera Fischer e Sonia Braga.

blogdoorlando – ele carrega consigo um tempo em que o ofício era aprendido lentamente com outros artistas dentro de grandes estúdios.
como vc acha que esse contato marcou a personalidade dele como artista?
Gonçalo Junior – Sim, sem dúvida. Benício foi moldado no departamento de arte da Rio Gráfica e Editora (RGE). Ali, traçou seu caminho. É preciso lembrar que ele era desenhista publicitário, mas se mudou para o Rio com a finalidade de ser pianista!!!

blogdoorlando – ele, aliás, disse que nunca quis ser um artista mas um ilustrador.
vc consegue ver a linha divisória entre um e outro?
Gonçalo Junior – Sim e acho que a biografia explica muito isso. A fotografia é elemento importante que dá clareza a essa afirmação. Mas Benício não reproduz apenas o que fotografa. É apenas um esboço para criar e deixar sua marca inconfundível!!!

blogdoorlando – vc saiu do rio grande do sul para estudar piano no rio e acabou se tornando um dos mais importantes profissionais da ilustração do brasil.
como vc acha que seria caso tivesse se tornado pianista profissional?
Benício – Imagino que eu trabalharia para ser um excelente pianista popular.

blogdoorlando – vc teve como escola o trabalho direto com grandes desenhistas em grandes estúdios.
hoje esses estúdios não existem mais. como vc acha que os garotos devem aprimorar seu desenho?
Benício – Trabalhando muito e incessantemente, até que o trabalho se torne automático na mão da pessoa.
Resumindo: trabalho, trabalho e trabalho.

blogdoorlando – vc sempre diz que não queria ser artista mas, sim, ilustrador.
passados tantos anos, vc consegue ver diferença entre uma coisa e outra?
Benício – A diferença é que o que eu sinto e acho que é meu dom é a ilustração e não a pintura de cavalete.


blogdoorlando –
como esse livro do gonçalo chegou às suas mãos?
Franco de Rosa – Minha amizade com Gonçalo Junior permite que eu acompanhe seus trabalhos de perto, como o excelente A Morte do Grilo, que ele lançou pela Editora Peixe Grande neste mês. Lá faço parte do conselho editorial da casa. Quando o Gonçalo Junior ofereceu esse livro biográfico do Benício eu topei no ato, porque é o tipo de obra que faz parte de nossa linha editorial. Já publicamos quatro livros, neste estilo, pela Kalaco, um sobre Neil Gaiman, outro sobre Stan Lee, outro sobre Claudio Seto na Grafipar e ainda o que escrevi e coordenei sobre os namorados dos quadrinhos. Porém essa biografia do Benício chega às livrarias com maior impacto, porque está sendo lançada com a marca Opera Graphica Editora, que é reconhecida, histórica e bem cultuada. Gonçalo e Benício estão inaugurando uma retomada da grife. Há uma nova direção na empresa. Porém, mantendo a base primordial que é a distribuidora Comix. Que sabe atender o público ligado a arte desenhada.

blogdoorlando – a indústria editorial brasileira passou por mudanças enormes nos últimos anos, passou a editar álbuns de quadrinhos mas nunca explorou muito o nicho de ilustração, de desenho ou de portifolios de desenhistas.
vc acha que existe esse espaço?
Franco de Rosa – Sim. Há muito espaço para obras autorais criativas. E edições no formato Art Book e Sketch Book estão surgindo e sendo adquiridas. São edições de arte que fazem parte de nossos planos. O Art Book de Eduardo Risso lançado pela Editora Criativo é um exemplo. Faremos parceria com a Criativo em art books.

blogdoorlando – existem outros projetos que vc já vê pulando pra fora da gaveta?
Franco de Rosa – Sim. Muitos. Teremos já-já uma nova edição de Zodiako, de Jayme Cortez com make in off e poster de prancha original, em lápis e tinta. Clássicos de Mike Deodato Jr, de Mozart Couto e Joe Bennet em formato de livro de arte. Estamos investindo em uma edição inédita de Mirza, com a última história criada por Colonnese, o criador da personagem. Com páginas inéditas de uma história inacabada e uma graphic novel com roteiro aprovado por ele, mas que deveria ser desenhada por outro artista, só depois de sua morte. Vamos lançar um álbum literário de contos de horror, pra comemorar os 70 anos de escrita do mestre gênero, Rubens Lucchetti,. A obra se chama Fantasmagorias. Mas antes de tudo, agora em janeiro chega as bancas uma maravilhosa edição gigante: Zumbi e Outras Criaturas das Trevas, Uma antologia de autores novos e veteranos. Está fantástica. Serão pelo menos 10 projetos em 2013.

no jipe estão flávio colin, benício e juarez almeida, em frente da rio gráfica, em 1958

serviço:
e benicio criou a mulher…
de gonçalo junior
16 x 23 cm – 416 páginas – 80 em cores
opera graphica editora
19 de Dezembro de 2012
a partir das 19 horas
livraria da vila
alameda lorena, 1731
são paulo – sp
(0xx)11 3062-1063
r$ 79,90

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando