Topo

Histórico

Categorias

a imprensa não é mais escola para ninguém

Orlando

11/09/2012 20h05

o cartunista gustavo duarte postou hoje em seu blog um texto de despedida. ele foi dispensado do jornal lance! na terça-feira, dia 4.

demissões são assuntos internos e, evidentemente, sempre existiram. é um direito do empregador dispensar este ou aquele funcionário ou colaborador que não se adeque mais à sua linha editorial.

mas aí é onde está o nó da questão. quem conseguiria hoje definir qual a linha editorial das publicações brasileiras que têm como pauta uma planilha de custos acima de tudo? e quem apostaria hoje em projetos gráficos consistentes que fizessem época?

boa parte dos ilustradores e cartunistas consagrados optaram por esse ofício justamente por verem nas páginas de jornais e revistas desenhos incríveis e ousados. optaram por desenhar para a imprensa porque o espaço destinado aos mestres era a grande escola que a academia jamais conseguiu construir aqui. não há escolas de desenho, nem faculdades, nem pós-graduação, nem intercâmbios. artistas gráficos sempre aprenderam sua profissão invejando o trabalho dos grandes que ocupavam um nobre espaço entre colunas de texto nas páginas de jornais e revistas.

essa escola também está em ruínas.
mesmo considerando o grande esforço dos novos, todos (inclusive a imprensa que os publica) voltaram no tempo. todo mundo teve que começar do zero, sem referências e o que vemos é uma arte débil, infantil, tímida, toda pautada em não arriscar.

num tempo de mesmices, de guerra entre o impresso e o digital e, acima de tudo, numa cultura completamente visual, a imprensa peca em não apostar no diferencial que o desenho pode produzir. a imagem atrai e nas pesquisas de leitura o humor está sempre entre os mais cotados.

a imprensa parece insistir em querer mostrar que pode sobreviver com material de quinta, com colunistas rasos mas polêmicos. e quer saber? podem mesmo.
cadernos de cultura apostam cada vez mais em releases e repercussão de novelas ou em fofocas de globais.

nesta semana foi o gustavo. o estadão já havia dispensado o loredano antes.

essas pessoas, assim como tantas outras, vão continuar produzindo, construindo histórias.

histórias que nunca vão virar novelas e, portanto, estarão fadadas a estarem fora dos cadernos de cultura das publicações brasileiras.

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando