Topo

a ilustradora mariza manda seu recado ao amigo e editor toninho mendes

Orlando

23/01/2017 17h10

toninho mendes, além de fã, era hóspede da ilustradora mariza num tipo de anexo em sua casa. mariza, além de fã, encontrou em toninho mendes um fiel amigo e cuidador.
nesses tantos meses de convivência diária, suas rotinas se entrecruzaram com almoços, jantares, conversas, planos, projetos, cumplicidade e carinho pelos gatos.
no dia que toninho morreu, o gato rigoletto passou o dia olhando sua porta fechada, conta mariza.
aqui a ilustradora manda sua mensagem:

"Há três anos, no dia de meu aniversário, Toninho Mendes, o tipógrafo Cláudio Rocha, a fotógrafa Cecília Laszkiewicz, o colega Orlando Pedroso e eu nos reunimos num bar a fim de brindar a data, quando surgiu, inadvertidamente, um laptop contendo vários de meus trabalhos como ilustradora da Folha, além de textos, esboços, etc. Era o meu livro – carácoles! – já praticamente pronto. O melhor presente que ganhei na vida!

O trajeto pessoal de TM se confunde com a própria história do humor gráfico brasileiro; poucos se bateram tanto em defesa das cores desse estandarte, ou melhor, cores e traços; os gibis Chiclete com Banana, Piratas do Tietê e Geraldão, respectivamente de Angeli, Laerte e Glauco, com participação de Emílio Damiani, a suculenta revista Circo além de uma bela obra própria de poeta e escritor.
Depois do cartunista Fortuna, foi a vez de TM, cuja eclética Circo remete a uma ancestralidade das mais nobres, ou seja, o gibi 'O Bicho' editado aos trancos e barrancos por mestre Fortuna, a contrapelo da ditadura e acossado pelos mais diversos percalços econômicos.

Eh, Toninho! Ainda ecoa pelos ares sua risadinha matreira de personagem de animação, uma ariranha esfregando as mãozinhas à espreita da presa, captando do nada aquilo que poucos de nós víamos e, muito menos, pressentíamos.

Valeu, amigo!
Mariza Dias Costa
São Paulo, 23 de janeiro de 2017"

Salvar

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

a ilustradora mariza manda seu recado ao amigo e editor toninho mendes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Mais Posts