Topo

rogério soud mostra a cara de amigos em exposição

Orlando

17/02/2016 19h19

rogério soud usa um programa chamado painter. ele, muitas vezes, irrita tamanha a capacidade de explorar o programa, seus nuances e texturas.
muito dessa percepção vem das experiências que faz com tinta sobre tela, com colagens e um olhar aguçado.
do retrato à caricatura, da caricatura ao retrato soud mergulha seus pincéis numa paleta de cores muito particular que não tem medo de colocar rosa com verde, roxo com azul.
o resultado de parte dessas pesquisas é a exposição a cara dos amigos que abre nesta quinta, 18, na galeria ornitorrinco em são paulo.
abaixo, entrevista com rogério:

blogdoorlando – como surgiu a ideia de uma exposição com retratos de amigos?
Soud – A ideia surgiu a partir de uma grande vontade minha de pintar retratos dentro de um estilo que venho desenvolvendo, que chamo de realismo impressionista. A ideia acabou evoluindo para o projeto de uma exposição e um catálogo. Então, imaginei que alguns amigos que trabalham no meio editorial – entre escritores, diretores de arte, ilustradores e designers – poderiam gostar da proposta e participar com um investimento que me permitisse viabilizar os custos de produção, de gráfica e de galeria. Uma espécie de crowdfunding entre amigos.

detalhe do retrato de luciana paixão

blogdoorlando – a primeira ideia era fazer com selfies, não era?
Soud – Sim! Eu quis produzir as pinturas a partir de referências de fotos de selfies, aquelas em que as pessoas costumam fazer "caras e bocas". Alguns amigos curtiram a brincadeira, outros se sentiram mais tímidos com as tais expressões e me forneceram poses mais tradicionais, o que acabou dando um equilíbrio bacana ao conjunto da obra.

detalhe do retrato de baptistão

blogdoorlando – que técnicas vc usou?
Soud – Usei tinta acrílica sobre tela, buscando dar mais atenção às fusões de texturas e cores e menos aos detalhes.

detalhe de bruno porto

blogdoorlando – vc mistura técnicas e o retrato flerta com a caricatura…
Soud – Eu gosto de explorar vários materiais na pintura – o que acaba resultando em uma técnica ou estilo, não sei bem – e gosto também de flertar com a caricatura ou "desconstruir" as formas, como prefiro dizer. Mas no caso do projeto A cara dos Amigos o exercício foi o de ser fiel aos rostos originais e "soltar" a mão na pintura em si.

detalhe do retrato de marcelo martinez

blogdoorlando – de que forma a técnica de pintura tradicional te auxilia no trabalho digital?
Soud – De todas as formas. O domínio da pintura tradicional é o alicerce de tudo que faço digitalmente.

blogdoorlando – vc tem se dedicado a pesquisas e trabalhos pessoais. já tem outro projeto em mente?
Soud – As ideias e a vontade de pintar não param e já tenho planos para uma nova série de quadros cujo tema será a figura humana, projeto em que darei uma interpretação mais pessoal às formas.

 

serviço:

exposição A cara dos amigos
abertura: quinta-feira, 18/02, às 19h00
Galeria Ornitorrinco
Avenida Pompeia, 520
Pompeia – São Paulo
catálogo: R$35

 

 

 

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

rogério soud mostra a cara de amigos em exposição - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Mais Posts