Topo

kleverson mariano vai além do paraíso em novo livro

Orlando

23/09/2015 22h16

kleverson mariano é um desses garotos que, aos 27, se metem com a curiosidade e vão fazendo. ilustração, quadrinhos, cartuns, grafite e em cada uma dessas áreas procura deixar sua marca. ou achar uma.
curiosidade, como se sabe, killed the cat, mas é a grande escola dos auto-didatas, daqueles que vão tateando, sentindo um cheiro aqui, dando um pulo acolá até entender o tamanho do mundo que eles têm para abraçar.
tenho especial simpatia por aqueles que mergulham num tema e tentam tirar dele o máximo.
vejam que ainda existem cartuns sobre ilhas assim como existem cartuns sobre paraíso, adão, eva, serpente e a maçã e esse é o caso de "paraíso – a vida além das maçãs", livro independente e publicado em parceria com o estúdio 22.
essa talvez seja a prova de que não é pecado insistir em assuntos que parecem esgotados.
abaixo, entrevista com o locatário do éden:

blogdoorlando – você é um cara que trafega entre a ilustração, o cartum e o grafite. Como você lida com isso?
Kleverson – No inicio, foi um grande problema, pois foi necessário criar padrões de pensamento para cada uma das técnicas que eu queria abordar. Depois de algum tempo, sua mente vai se adaptando com suas necessidades e logo se torna algo natural como respirar. Tento lidar com as técnicas que eu aborto com extrema cautela e principalmente focando em sua qualidade tanto visual como poética. A ilustração e o cartum são linguagens que eu admiro muito, pois é necessário uma certa bagagem de informações para compreender certos trabalhos. O grafffiti pode seguir um caminho totalmente diferente, pois sua abordagem inicial ocorre visualmente perante o público, sendo desnecessário em sua grande maioria, uma bagagem de informações.

blogdoorlando – qual sua formação? Você acha importante a formação acadêmica?
Kleverson – Sou autodidata. Acho muito importante uma formação acadêmica, porém as instituições de ensino existentes no Brasil que possuem o foco em artes visuais, não possuem uma qualidade adequada. Frequentei uma faculdade de Artes em São Paulo por um bom tempo, mas me desapontei com a postura da mesma perante seus alunos. Eu me classifico como autodidata, pois aprendi muito mais no Erro X Acerto e principalmente, conversando com amigos mais experientes da área do que os anos que frequentei essa "faculdade".

blogdoorlando – como surgiu a ideia de fazer um livro sobre o paraíso?
Kleverson –  Acho que a ideia veio naturalmente com a vontade de publicar um material sincero, divertido e com qualidade.
Lembro que estava rabiscando em meu sketchbook alguns personagens e logo surgiu um Adão e Eva entre um traço e outro. Com o inicio desses rabiscos, surgiram ideias de como eu poderia colocar esses personagens em um ambiente onde eles pudessem interagir, surgindo posteriormente a ideia final de coloca-los no Paraíso.

blogdoorlando – você tem religião? Como você se relaciona com essas questões?
Kleverson –  Quando pequeno nunca fui religioso, porém estudei por muitos anos em uma escola católica. Hoje em dia, me considero uma pessoa religiosa, mas não sigo uma religião. Tento possuir uma postura mais serena e adequada diante das pessoas, seguindo ensinamentos que fui colhendo ao passar dos anos entre conversas com amigos e pensamentos filosóficos desenvolvidos por algumas religiões que tenho mais afeto.
Acho que minha postura diante da religião se modificou após a morte do meu pai. Entrei em uma auto analise por muitos anos e consegui entender um pouco mais da importância de possuirmos uma religião ou apenas seguir  a filosofia da mesma ou de outra religião que possuímos mais interesse. É necessário termos em mente, que não existe uma religião certa ou errada, mas sim, todas possuem seu valor para quem a segue.

blogdoorlando – quanto tempo você levou para juntar esse material todo?
Kleverson – Venho produzindo as ilustrações sobre Adão e Eva no Paraíso, desde 2013.

blogdoorlando – já tem algum outro projeto engatilhado?
Kleverson – Estou terminando de produzir um livro infantil autoral que criei ano passado e colocando algumas ideias no papel para uma história em quadrinhos mais longa do que venho produzindo atualmente. O Stencil,é uma outra técnica que possuo grande interesse e que estou abordando em alguns projetos culturais que logo menos serão concluídos e divulgados.

serviço:

Paraíso – A vida além das maçãs
Organizado por: Kleverson Mariano e Mauro Souza
Gênero: Cartum
Formato: 20,5cm x 20cm
Páginas: 48
Preço de capa: R$ 20

Galeria Ornitorrinco
Data: 24 de Setembro 2015
Horário: 19h
Endereço: Avenida Pompéia, 520 – São Paulo, SP
Telefone: (11) 2338-1156
Site da Galeria: www.galeriaornitorrinco.com
Contato: contato@galeriaornitorrinco.com.br
Link do evento: https://www.facebook.com/events/1616388505301563/

Site do Artista: www.behance.net/kleversonmariano88
Instagram: kleverson_mariano
Contato: kleversonmariano1988@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

kleverson mariano vai além do paraíso em novo livro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Mais Posts