Topo

a incompetência do governo e o medo das crianças

Orlando

05/02/2015 11h42

 

a falta d'água, provavelmente, será assunto para o resto do ano. salvo um milagre, as torneiras tossirão ar seco na maior parte das residências de são paulo durante os próximos meses.
depois de anos de descaso, agora começou aquele corre clássico brasileiro de tentar se resolver as coisas a toque de caixa, sem licitação e com acordos de bancada.
e se tem uma área onde não acontecem milagres é exatamente esse de obras. elas demandam estudos (mesmo que feitos nas coxas), grana e tempo, muito tempo mesmo com a urgência mordendo os calcanhares.

mas o que eu queria falar é que, independente das burocracias, fico surpreso como lidamos com as coisas.
ontem, assistindo a um telejornal, vejo (de novo!) um reporter entrevistando uma criança. como sabemos, algumas escolas estão operando com torneiras secas ou quase secas. não se pode escovar os dentes, lavar as mãos ou lavar pratos e copos.
indagada sobre isso, a criança diz: "sem água as plantas morrem, os bichos morrem, a gente morre! e eu não quero morrer!"
além do bônus para quem economiza muito e multa para quem desperdiça um pouco, temos que usar esse expediente de fazer terror com crianças sempre?
a questão da água no planeta é grave. no brasil, muito grave. em são paulo, gravíssima. mas temos que penalizar crianças com bichos-papões o tempo todo?
água não é só higiene. escrevi sobre isso aqui.
como essa criança, também não quero morrer de sede. aliás, não quero morrer de jeito algum mas o foco das reportagens deveria ser outro.
enquanto os cidadãos se sentem acuados em (se tiver sorte de ter algumas gotas no cano) tomar seu banho de 2 minutos, milhares de prédios continuam sendo erguidos no estado.
mas eles geram emprego, dirá algum esperto e eu posso até concordar. mas, veja lá, não estamos numa situação de emergência?
emergência pra mim significa estado de alerta em todos os níveis, não só na nossa pia.
e tem a dengue!
com as pessoas estocando água de forma inadequada, a prefeitura da cidade calcula que haverá uma epidemia da doença no município.

são paulo, rica em rios e córregos hoje poluídos e canalizados, depende da água vinda de fora. os projetos de captação de chuva se limitam a iniciativas individuais ou privadas.
pelo governo, essa água toda que cai do céu de graça pode ir ralo abaixo ou o cidadão que se vire fazendo gambiarras em suas calhas ou ar condicionado.
assim, teremos um 2015 lidando com urgências da mesma forma que sempre lidamos: no improviso e jogando a responsabilidade nas costas do contribuinte.
a criança da reportagem, provavelmente, não vai morrer de sede mas ela e seus amiguinhos não vão escovar os dentes ou tomar banho como mereceriam.
vão crescer com medo disso, daquilo e daquilo mais enquanto governos as tratarem como culpadas de uma incompetência que só pertence a adultos engravatados e eleitos por seus pais.

 

 

 

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

a incompetência do governo e o medo das crianças - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Mais Posts