Topo

euforia da copa desafia o fantasma dos prazos

Orlando

23/06/2014 11h13

hoje, quase 100% dos ilustradores e cartunistas são profissionais liberais. são os free-lancers ou, simplesmente frilas.
o primeiro grande desafio desses profissionais é se manter num mercado cheio de altos e baixos, de inconstância e armadilhas.
o segundo, abrir novas frentes de trabalho com a ajuda de uma bola de cristal que nem sempre aponta saídas muito nítidas. como sabemos, hoje todos têm que ser criativos, ser o próprio patrão, o rh, o rp, o financeiro, o almoxarifado, o cuidador do acervo e poraí vai.

aí é onde entra o maior de todos os desafios: a disciplina.
sair da cama, em determinados dias, pode ser uma luta para vários hércules e se cumprir prazos uma cruzada sangrenta e tenebrosa.
o prazo… nosso fogo amigo diário.

eu sempre brinco que prazo foi feito pra ser furado. na maior parte dos casos vc sabe que não vai conseguir entregar o trabalho a tempo e, ainda, sabe que o cliente puxou um pouco a data para trás para se garantir. um joguinho de "me engana que eu gosto" absolutamente normal e de aceitação mútua.
mesmo assim, o prazo não deixa de ser um fantasma com quem devemos conviver diariamente.
"bom dia, fantasma. só vou dar mais um cochilinho e juro que levanto!". "boa noite, seu fantasma. só vou tomar uma brejinha ali com uns amigos e já volto para a prancheta! juro!".
e volta nada.

ser o próprio patrão, em muitos casos, quer dizer ter muitos patrões. vários clientes cobrando aqueles trabalhos que vc, num momento de insanidade, achou que poderia pegar ao mesmo tempo e que, claro, daria conta.
quando o fantasma encosta a mão em seu ombro, o misto de medo, arrependimento, ódio e angústia nos levam para aquela floresta repleta de cipós e areia movediça.
por isso, a disciplina pode ser, além de um mérito profissional, sua tábua de salvação.

esse é um assunto recorrente no meu dia-a-dia mas muito mais agora.
#vaitercopa. aliás, já esta tendo e o meu dilema aumentou e muito.
à parte todos as controvérsias, empreiteiras, super-faturamento, politicagens e obras inacabadas, a copa está sendo um sucesso e um sucesso pelo que mais interessa ao torcedor: o futebol.
jogos vibrantes, jogadores com garra e muitos gols.
aí, fica difícil, se não impossível, cumprir qualquer prazo.
se bobear, o cristão fica na frente da tv das 12h45 até 21h15, emendando um jogo no outro.
às 21h30 que vc vai pensar em começar a trabalhar?
não, né?
vc jura que no dia seguinte vai levantar mais cedo e tirar o atraso.

certamente esse não seja só um dilema de profissionais do traço. todo mundo acaba sendo afetado por certa euforia que a copa causa. médicos, diaristas, lojistas ou motoristas de ônibus.
o fato é que depois de uruguai e inglaterra, depois da costa rica despachar a itália, da frança meter 6, o julio cesar me preocupa, o fred me preocupa, o hulk me preocupa e este trabalho aqui que eu deveria estar entregando hoje não me preocupa nada

 

 

 

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

euforia da copa desafia o fantasma dos prazos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Mais Posts