Topo

Histórico

Categorias

a ilustradora mariza manda seu recado ao amigo e editor toninho mendes

Orlando

23/01/2017 17h10

toninho mendes, além de fã, era hóspede da ilustradora mariza num tipo de anexo em sua casa. mariza, além de fã, encontrou em toninho mendes um fiel amigo e cuidador.
nesses tantos meses de convivência diária, suas rotinas se entrecruzaram com almoços, jantares, conversas, planos, projetos, cumplicidade e carinho pelos gatos.
no dia que toninho morreu, o gato rigoletto passou o dia olhando sua porta fechada, conta mariza.
aqui a ilustradora manda sua mensagem:

"Há três anos, no dia de meu aniversário, Toninho Mendes, o tipógrafo Cláudio Rocha, a fotógrafa Cecília Laszkiewicz, o colega Orlando Pedroso e eu nos reunimos num bar a fim de brindar a data, quando surgiu, inadvertidamente, um laptop contendo vários de meus trabalhos como ilustradora da Folha, além de textos, esboços, etc. Era o meu livro – carácoles! – já praticamente pronto. O melhor presente que ganhei na vida!

O trajeto pessoal de TM se confunde com a própria história do humor gráfico brasileiro; poucos se bateram tanto em defesa das cores desse estandarte, ou melhor, cores e traços; os gibis Chiclete com Banana, Piratas do Tietê e Geraldão, respectivamente de Angeli, Laerte e Glauco, com participação de Emílio Damiani, a suculenta revista Circo além de uma bela obra própria de poeta e escritor.
Depois do cartunista Fortuna, foi a vez de TM, cuja eclética Circo remete a uma ancestralidade das mais nobres, ou seja, o gibi 'O Bicho' editado aos trancos e barrancos por mestre Fortuna, a contrapelo da ditadura e acossado pelos mais diversos percalços econômicos.

Eh, Toninho! Ainda ecoa pelos ares sua risadinha matreira de personagem de animação, uma ariranha esfregando as mãozinhas à espreita da presa, captando do nada aquilo que poucos de nós víamos e, muito menos, pressentíamos.

Valeu, amigo!
Mariza Dias Costa
São Paulo, 23 de janeiro de 2017"

Salvar

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando