Topo

Histórico

Categorias

elegante, j. carlos chega a sp em exposição no centro cultural correios

Orlando

16/09/2016 11h55

14358635_1091614094249259_1342746445821496231_n

 

neste sábado, 17, o centro cultural correios, no vale do anhangabau, em são paulo, vai acordar mais divertido e elegante. acontecerá a abertura da exposição j. carlos em revista que traz cerca de 300 peças do artista carioca. são desenhos, aplicações de grande formato, animações e recortes em madeira.
com curadoria da designer julieta sobral e do caricaturista cássio loredano, a mostra já teve uma feliz passagem pelo rio de janeiro.
j. carlos (1884-1950) é um marco na ilustração e nas artes gráficas brasileiras. com elegância e limpeza no traço, retratou um brasil – e em especial o rio de janeiro – romântico e charmoso do início do século XX.
em 50 anos de atividade j. carlos produziu mais de 50 mil ilustrações. boa parte desses trabalhos foi digitalizada pelo imgb – instituto memória gráfica brasileira e abrange toda a produção para o malho e para todos de 1922 a 1930. o material digitalizado foi doado à biblioteca nacional do rio de janeiro e está disponível para consulta pública.
a exposição está dividida em três módulos distintos: j. carlos cronista, j. carlos designer e j. carlos publicitário.
em todos eles será possível perceber o quanto o artista mudou a forma de se enxergar o desenho. não à toa ele influencia ilustradores como guto lacaz e o próprio loredano até hoje.
josé carlos de brito e cunha também foi escultor, autor de peças de teatro, letrista de samba, quadrinista e foi o primeiro brasileiro a desenhar mickey mouse. recusou um convite para trabalhar em hollywood mas enviou para os estúdios disney um desenho de papagaio que, segundo pesquisadores, foi o embrião para o personagem zé carioca.
j. carlos morreu aos 66 anos de um acidente vascular cerebral e deixou um legado gigantesco que, por sorte e empenho, está preservado.
parte dele pode e deve ser visto no belíssimo prédio dos correios no centro de são paulo.
abaixo, entrevista com julieta sobral:

blogdoorlando – para vc, j.carlos retratou as mudanças que aconteciam no brasil naquela época ou contribuiu para que elas acontecessem?
Julieta Sobral – sim, e muito!
na época ainda não havia rádio e as revistas eram o grande veículo de comunicação. Através de suas charges e desenhos ele influenciou a política, a moda e todo o espírito da época.

JCarlos em Revista Paratodos Expo Correios2

blogdoorlando – a produção dele é gigantesca. como foi reunir e digitalizar esse material e como vcs chegaram aos 300 trabalhos da exposição?
Julieta Sobral – foi mesmo uma tarefa hercúlea, digitalizamos 9 anos de duas revistas semanais, O Malho e Para Todos, disponíveis no site jotacarlos.org.
o material reunido na exposição ė fruto da minha tese de mestrado que revela uma atuação até então ignorada como designer gráfico. as outras áreas foram de curadoria do Cassio Loredano e revelam a atuação dele como cronista e como publicitário, tudo com o objetivo de mostrar o âmbito (imenso) de atuação desse gigante!

blogdoorlando – j. carlos fazia parte das boas rodas da sociedade carioca. ao mesmo tempo ele tinha um olhar bastante popular. como se davam essas leituras?
Julieta Sobral – acho que o Jota era um grande flanneur, um observador dos costumes que transcendia o circulo social no qual estava inscrito.

blogdoorlando – a exposição traz originais? como foi o trabalho de diagramar essa mostra?
Julieta Sobral – a exposição não traz originais e preza por isso, já que todo o material é proveniente de revistas dos anos 1920 que hoje se encontram encadernadas e cujo papel se desfaz ao toque.
A grande brincadeira é manter a ideia da reprodutibilidade, jogando com escala e o movimento, tirar de dentro da revista coisas que mal seriam percebidas ao serem folheadas.

JCarlos em Revista Paratodos Expo Correios

blogdoorlando – por falar em originais, como eles estão sendo conservados? há interesse de se recuperar desenhos que estão em coleções particulares?
Julieta Sobral – até onde sei o Instituto Moreira Sales fez um acordo com a família e tem a guarda do acervo, o que é uma garantia de preservação.

blogdoorlando – a exposição já esteve no rio. depois de são paulo ela já tem outro destino?
Julieta Sobral – queremos levá-la a Recife, pelos Correios.

"J. CARLOS EM REVISTA"
Local: Centro Cultural Correios
Endereço: Av. São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo
Abertura: 17 de setembro (sábado), às 11h30 – Visita guiada às 11h30, com Julieta Sobral
Visitação: 17 de setembro a 20 de novembro
Horário: terça a domingo, das 11h às 17h 
Informações e agendamento: (11) 2102-3690
centroculturalsp@correios.com.br
Site: www.correios.com.br/cultura
Classificação etária: Livre para todos os públicos | Entrada Franca
Como chegar: Metrô – Estação São Bento, saída para o Vale do Anhangabaú
Acessibilidade: Rota acessível, com elevador e banheiro adaptados.
Patrocínio: Correios

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando