Topo

Histórico

Categorias

ricardo antunes lança zeppelin, hq baseada em geni de chico buarque, em sp

Orlando

28/09/2017 20h40

ricardo antunes é o pai do guia do ilustrador e da revista ilustrar. fora isso, ele é o moderador do maior grupo brasileiro de ilustradores na internet, o ilustragrupo. fora isso ele é o cara que topa todo tipo de parceria que venha trazer benefícios para a categoria e acabou por fundar a reference press, editora que publicou sketchbooks de muitos desenhistas além de livros com trabalhos de benício, hiro e carlos nine.
morando em lisboa há mais de 20 anos e trabalhando basicamente com publicidade, tem a formiguinha eternamente mordendo a bunda para não ficar acomodado.
de passagem pelo brasil, lança nesta sexta, dia 29, na escola panamericana de artes onde foi professor, e na comicon , em dezembro, sua versão gráfica para a música geni e o zepelin, de chico buarque.
abaixo, entrevista com o comedor de pastéis de belém:

 

blogdoorlando – vc foi professor e trabalha, basicamente, com publicidade. por que fazer quadrinhos?
Ricardo Antunes – De tempos em tempos acabo me envolvendo em projetos fora do que costumo fazer, e quadrinhos era algo que eu ainda não tinha feito, e queria tentar. Não sei se deu certo. Espero que sim.

blogdoorlando – e por que começar com Zeppelin?
Ricardo Antunes – Zeppelin é um projeto antigo, faz exatamente 39 anos que está em minha cabeça, desde o dia em que a música "Geni e o Zepelim" foi lançada, em 1978. Na época eu tinha 13 anos de idade, e quando ouvi a música foi um impacto, não só pela história mas acima de tudo por ser uma narrativa completamente visual. Basicamente "Geni e o Zepelim" é um roteiro de cinema pronto, e fiquei imaginando a história por anos, mas nunca me achei capaz de fazer uma história em quadrinhos. Há 10 anos resolvi encarar o projeto. Comecei a produzir o material, cheguei até a apresentar a uma editora, mas desisti. Achei que estava muito ruim e engavetei. No ano passado retomei o projeto me baseando vagamente na música. Esbocei tudo mas refiz as primeiras páginas 3 vezes, em 3 acabamentos diferentes. Tenho um lado mega exigente comigo e com o meu trabalho e continuava não gostando, até que acabei fechando em um estilo que achei que funcionava. Ainda não estou 100% feliz e fiz algumas alterações de última hora mas acho que agora funcionou.

blogdoorlando – aliás a negociação com o chico buarque tem uma história, não?
Ricardo Antunes – Nada de especial. Eu tratei com a agência que representa os direitos do Chico e eles (assim como o Chico de forma indireta) foram extremamente gentis, gostaram do projeto e liberaram os direitos. Entre as condições estava o de não promover o nome do Chico que por motivos pessoais queria se manter fora dos holofotes devido o momento que o Brasil vive. Só isso.

blogdoorlando – qual a maior dificuldade em se adaptar uma música para desenhos mudos?
Ricardo Antunes – Adaptar uma música ou qualquer texto para uma narrativa exclusivamente visual sem qualquer apoio de texto é algo um pouco complexo. Ainda mais quando existem certas sutilezas no texto. A comunicação visual tem que ser clara, um trabalho quase de mímico e, nesse sentido, ajudou a experiência de quase 30 anos fazendo storyboards para agências de publicidade.

blogdoorlando – além de editar livros pela reference press vc disponibilizou mais de 30 edições da revista ilustrar. ela volta? em que condições?
Ricardo Antunes – Eu dei uma pausa forçada na revista de quase dois anos por motivos pessoais, foi um período bem complicado. Mas a revista, da qual tenho um enorme carinho, volta agora no mês que vem e com vários projetos legais ligados a ela.

blogdoorlando – morando fora do brasil por tantos anos, como vc compara os mercados brasileiro e europeu?
Ricardo Antunes – No meu caso, o mercado onde atuo é principalmente o publicitário e, de vez em quando, o editorial. Em termos gerais os mercados no Brasil e na Europa são muito semelhantes, com as mesmas qualidades e problemas… acho que os mercados estão cada vez mais globalizados, para o bem e para o mal.

blogdoorlando – isso quer dizer que vc vai continuar em portugal ainda por um bom tempo…
Ricardo Antunes – Na verdade moro metade no Brasil e metade no exterior. Morar fora, em especial na Europa, tem outros atrativos além do mercado de trabalho, principalmente a qualidade de vida, então por enquanto vou continuar comendo pastel de Belém e beber vinho do Porto direto da fonte…. rsrsrs

blogdoorlando – o bichinho dos quadrinhos te mordeu ou essa vai ser uma experiência única?
Ricardo Antunes – Vou ser sempre ilustrador e designer gráfico. É o que mais gosto de fazer. Mas,  com certeza, vou fazer mais quadrinhos. Até porque já tenho outros projetos em mente.

 

Ricardo Antunes é ilustrador, designer gráfico e editor nascido em São Paulo (SP). Durante cinco anos foi professor na Escola Panamericana de Arte e hoje é moderador no maior fórum de ilustração do País, "Ilustragrupo". Como editor criou duas importantes publicações sobre a área, "Guia do Ilustrador" e "Ilustrar Magazine". Em 2011 criou sua editora, a Reference Press, focada em livros de arte e ilustração.

Zeppelin
Autor: Ricardo Antunes
Editora Reference Press
Papel couché 170gr
68 páginas
30 x 21,5 cm

Escola Panamericana de Artes
R. Groenlândia, 77
dia 29.09.2017
das 18h às 22h
R$ 35,00

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando