Topo

Histórico

Categorias

candidatos mostram que sp deve continuar dormindo por mais 4 anos

Orlando

30/09/2016 10h01

Sono

 

 

se depender do que os candidatos mostraram no debate da globo na noite de ontem, a prefeitura de são paulo será conduzida da forma mais modorrenta dos últimos séculos.
apáticos, desmotivados, sem brilho, os postulantes deixaram a desejar com argumentos a meio pau numa cantilena de "vou fazer", "vamos fazer".
verdade que o formato do programa não ajuda. cenário de the voice, aquela bobagem de senta-levanta, sua vez candidato, pergunto-para-eu-mesmo-responder-na réplica fazem com que a saudade de rusgas como as do covas, maluf e brizola se intensifiquem.
erundina foi a única que mudou o tom apático do debate ao encarar o almofadinha dória ressaltando suas diferenças mas deu de mão beijada uma bola para a marta cortar quando disse que a crise econômica é culpa do governo golpista. marta e todos nós sabemos que o governo temer acabou de chegar e não conseguiu, ainda, fazer todo o estrago que pretende.
haddad, despenteado, sonolento e repetitivo, perdeu a chance de valorizar os pontos positivos de sua gestão e foi alvo de ataques por todos os lados. até mesmo em sua fala final, parece que pedia para alguém ajeitar o travesseiro para ele continuar dormindo mais um pouco.
russomano, safo, usou de toda a sua fofice para deixar claro que não tem nada a oferecer para a cidade. mas estava mais esperto que em outros debates e mesmo depois de ter escolhido os candidatos mais inofensivos nas primeiras perguntas acabou encarando e, por vezes, se aliando ao candidato joão dória.
propôs a construção de shopping centers na periferia mas a cereja do bolo foi quando encaixou numa resposta qualquer que iria criar hospitais para nossos bichinhos de estimação. muito meigo.
dória, por sua vez, chegou ensaiadíssimo, repetitivo, antisséptico e afirmativo.
seu modelo de… ãhn…gestão… parece querer transformar cidadãos em clientes felizes e satisfeitos. falta criar uma linha telefônica para que possamos avaliar seu atendimento no fim da ligação…
marta, com sua lingua presa, repisou seu discurso batido na tentativa de se mostrar do povo deixando claro que perdeu a mão e o sarcasmo.
major olímpio foi major olímpio. legalista, como se denomina, soltou um "daqui a pouco vão pedir a volta da rota!".
só faltou mesmo.
dória e russomano parecem ter um fetiche com policiais.

esse formato de debate, amarrado, cheio de regras e limpinho, está falido. some-se aí candidatos sem carisma algum, sem ideias, ideologias e está feito o estrago.
a cidade deverá ter, mais uma vez, um alcaide medíocre, sem empatia popular e sem projetos do tamanho dela.

Salvar

Salvar

Salvar

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando