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curso de criação e planejamento editorial ajuda quem quer se auto-editar

Orlando

02/03/2015 15h59

todo mundo quer ter sua própria publicação. todo mundo quer uma revista ou livro para chamar de seu.
o nó é quando temos que decidir qual a cara do produto, como decidir sobre o projeto gráfico e editorial, que tipo de fonte, sangria, cores, brancos, capa, grampo ou lombada quadrada, etc, etc, etc.
muita calma nessa hora. seus problemas acabaram!
tem dois caras que podem ajudar muito!
cassiano polesi e luciano pessoa são profissionais atuantes na área há muitos anos e desenvolveram um curso condensado em 4 sábados na fapcom, em são paulo, e que pode abrir as águas para aqueles que querem atravessar o oceano das dúvidas.
se vc não sabe se picas se fala picas ou páicas, #ficaadica.
abaixo, entrevistas com os p'sôres:

blogdoorlando – a onda agora é a auto-publicação. até onde um curso como esse pode ajudar um garoto a produzir um impresso mais bem planejado?
Cassiano – Acho que o curso ajuda ao dar uma visão do todo, pensar de forma integrada. Claro que a conversa tem uma pegada mais útil para quem está trabalhando em equipe. No caso da autopublicação, geralmente vc não precisa explicar pra vc mesmo o que está pensando, né? 🙂 Mas, exatamete por estar agindo sozinho, o curso agrega ao falar de planejamento como uma forma de facilitar o processo de criação. Nesse sentido, o curso pode ajudar muito.
Luciano – Creio que o curso ajuda a entender melhor o que se quer e o que se pode publicar. Tanto em termos de planejamento como em termos de linguagem visual. É uma pequena imersão nas dificuldades e soluções de um projeto editorial.
blogdoorlando – a tecnologia facilitou muito o processo mas as questões visuais e estéticas continuam ainda no âmbito do conhecimento e da sensibilidade.
como lidar com isso?
Cassiano – para mim, as questões fundamentais continuam rigorosamente as mesmas. Creio que somos todos editores. Há milênios. Basta olhar os bisões nas carvernas, uma imagem que gosto de usar como símbolo da minha forma de trabalhar, do meu livro e da minha tese sobre comunicação corporativa. Está tudo lá: por que bisões?? Antes, tínhamos cavernas e algumas tintas, hoje temos umas ferramentinhas a mais, mas a essência é ainda a mesma: dizer algo, de algum jeito, para alguém.

Altamira_teto pb

Teto da caverna de Altamira, na Espanha, retrata uma manada de bisões e outros mamíferos, conforme publicado por M. Sanz de Sautuola em 1880, segundo Cartailhac, em 1902.

Luciano – Sim. A tecnologia permite maior alcance e maior controle por parte do designer e do editor, e ao mesmo tempo exige desempenho em territórios novos, como o "online" por exemplo, que até ontem não existia, e onde tudo é mais fragmentado.

blogdoorlando – aliás, o curso trata da questão prática ou é mais teórico?

Cassiano – é superprático, no sentido de exercitar a capacidade de desenhar uma ideia viável, facilitando o trabalho de edição e a conversa com o designer. Mas não descuidamos de alguma teoria, principalmente no lado do design, onde o Luciano entra com toda a força. Meu papel é dar uma visão de produção ao processo editorial, e aí eu gosto de usar umas três ferramentinhas que dão suporte ao meu método. Costuma dar certo! 🙂 Nesta versão de quatro aulas não dá pra trabalhar um produto real; queremos fazer uma versão de três meses, na qual faremos um produto do começo ao fim. Nesse caso, a prática é ainda mais palpável.
Luciano – Ambos. Há um pouco de teoria e um pouco da prática reunidos, assim como na vida real de um projeto. É uma oficina de quatro encontros, e há também uma versão mais longa do mesmo curso, de três meses, em que cada aluno explora todos os aspectos em maior profundidade.

Esbocos P3 e 4

É rafeando que a gente se entéeende! Exemplo de uma proposta preliminar de página: além de ajudar o design, ajuda ainda mais o editor.

blogdoorlando – vcs dois têm experiências na grande imprensa e com projetos independentes.
qual a diferença hoje quando tudo parece meio misturado?

Cassiano – acho que o mais bacana é perceber que hoje não é a infra do produtor que faz o produto, né? Vc consegue viabilizar coisas bem legais sem ser gigante. Aliás, geralmente é até mais fácil; tem o lado da grana, claro, viabilização econômica… mesmo isso está sendo contornado pela tecnologia, o que iguala o grandão ao pequeninho. Sobra o talento de cada um pra fazer a diferença, por isso tudo está bem mais divertido!
Luciano – Bem, creio que haja ainda diferenças. Na grande imprensa você tende a ter competências definidas, e a produtividade está normalmente em primeiro plano. Há um nível de exigência mais alto, mesmo para um resultado mediano, em função do tamanho da máquina. No meu estúdio os clientes são outros, as relações são outras, e todos participam de cada projeto de forma mais integrada. De modo geral vejo como a diferença entre produtividade e qualidade.

blogdoorlando – para vcs, qual o futuro do impresso?

Cassiano – tendo a achar que o impresso irá superar essa fase de instabilidade até reencontrar seu lugar, seu nicho. Esse curso também serve para o on-line, embora nesse ambiente os limites sejam mais elásticos por natureza, o que muda um pouco a forma de fazer e de pensar o resultado final.
Luciano – Por mim, pode ter vida longa. O conteúdo digital inclui o som, o vídeo, mas para ler prefiro o papel, o analógico. Novas tecnologias desaparecem como surgiram. A imprensa tem 500 anos. O lápis e papel outros tantos. A informação é instantânea, mas para ler é preciso tempo.

blogdoorlando – o que é a publicação perfeita?
Cassiano – ​é aquela que fica pronta na prazo, fica bacana e, principalmente, a gente consegue fazer dando muita risada no caminho. Edição e design é pura diversão!! Se conseguir fazer isso junto, é diversão ao quadrado 🙂
O curso vai um pouco por aí, de andar pela fusão de lados que antes eram vistos como distantes, mas que só têm a ganhar quando sabem andar juntos.
Luciano – Todas. Nenhuma. A que li ontem. A que vou projetar amanhã. A que você pode ler, mas é totalmente inesperada. 🙂

 

quem são:
Luciano Pessoa é designer, arquiteto, professor e quase músico. Pós-graduado em design pela USP, é mestrando em Comunicação pela Universidade Paulista, e tem atuado como docente na Universidade Anhembi Morumbi (Design Gráfico), Universidade Paulista (Design de Interiores) e Universidade Metodista de Piracicaba (Comunicação/Fotografia). Desenvolve pesquisa na área de teoria da imagem e mantém seu estúdio de design e comunicação em São Paulo, voltado às áreas de imagem corporativa, design editorial, música e exposições. Cassiano Polesi é jornalista, diretor de arte, mestre em Relações Públicas pela Universidade da Flórida, especialista em comunicação de marketing pela ECA/USP e autor do livro matriz de Marketing, comunicação e Negócios.

 

serviço:

início: 07/03/2015
horário: 08h as 12h

vagas: 20

término: 28/03/2015

duração: 4 semanas

carga horária: 14h

R$ 280,00

FAPCOM

Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo/SP – 04017-030

secretaria@fapcom.edu.br

(11) 2139-8500

inscrições:
http://www.fapcom.edu.br/loja/workshop-de-criacao-e-planejamento-editorial_p_2933.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

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