Topo

Histórico

Categorias

alfaiate da ilustração, junior lopes abre exposição em são paulo

Orlando

26/02/2015 15h24

junior lopes, paraense de 48 anos, logo percebeu ao chegar em são paulo em 1999, que teria que inventar algo diferente para se destacar entre os ilustradores que admirava. essa é uma das questões que mais aflige os profissionais do traço: como sair do lugar comum e criar uma marca própria e identificável.
pesquisando, trocou o papel por tela, as tintas por tecidos, as retículas por tramas de linha e desenvolveu uma combinação absolutamente particular de criar ilustrações e, principalmente, retratos.
expôs seus trabalhos em são paulo, piracicaba, porto alegre e moçambique.
foi escolhido pela conceituada illustration now!, da editora taschen um dos 150 melhores ilustradores de 2014 além de ter participado da campanha da levi's, leão de ouro em cannes, em 2004.
abaixo, entrevista com o alfaiate da ilustração:

blogdoorlando – como foi migrar do papel, do traço para o corte/costura? :>)
Junior Lopes – Vontade natural de fazer algo novo… Cheguei de Castanhal (PA) em 99 e sabia que na área de ilustração tinha que ter um diferencial pois aqui em São Paulo a quantidade de ilustradores excelentes é irritante.

JeY_baixa

blogdoorlando – vc parte de fotos, recortes e o que mais? como é o processo?
Junior Lopes – Já mudei bastante, mas quase sempre parto de referências fotográficas e vou dando ctrl+c, ctrl+v. Copio imagens  em alto contraste e vou colando meus layers naturais (retalhos de tecidos) sobre tela.

loureed_baixa

blogdoorlando – como vc escolhe os materiais e os formatos? os formatos aumentaram também desde o início, não?
Junior Lopes – Essa é a parte lúdica do processo. Vou para o Brás, na zona central de São Paulo, compro retalhos de tecidos que acho interessantes e procuro extrair das tramas e texturas dos tecidos um pouco da personalidade do retratado… É sempre uma surpresa o resultado… sempre.

deus_e_o_diabo_na_terra_do_sol_juniorlopes_net

blogdoorlando – vc pensa em tratar de outros temas que não sejam baseados em referências?
Junior Lopes – Sim… Os retratos são meu ganha pão, pois faço muita encomenda e, basicamente, sobrevivo deles. Naturalmente o desejo é expandir para outros temas. Na exposição que abre hoje, tem o "A Ponte", inspirado num quadro do Monet, e que foge do retrato. Quero mais pra frente fazer uma exposição erótica, desenhada sem referências fotográficas.

taxi_baixa

blogdoorlando – a exposição é uma retrospectiva ou há trabalhos novos e antigos?
Junior Lopes – É uma retrospectiva, abrangendo os primórdios (comecei em 2000), passando pelos originais da campanha da Levi's, que ganhou um Leão de Ouro em Cannes (2003) e avança para os inéditos de hoje, que são a maioria.

blogdoorlando – como foi ser indicado pela illustration now! e receber o leão de ouro?
Junior Lopes – Nossa profissão é solitária e receber prêmios, além da importância artística, é um afago no ego. Mostrando que tem que batalhar muito para se conseguir reconhecimento. Meu trabalho é diferenciado, até pelo material que uso e esses prêmios comprovam que tô seguindo na estrada certa…ou na errada… tanto faz… rs

 

 

JL

SERVIÇO

Exposição "Retalhos de Junior Lopes"
Período: 26 de fevereiro, às 19h (abertura), até 31 de março.
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 19h
Local: Galeria Ornitorrinco (Av. Pompeia, 520 – São Paulo – SP)
Tel.: (11) 2338-1156
Site: www.galeriaornitorrinco.com.br
E-mail: contato@galeriaornitorrinco.com.br
Entrada: Gratuita
Compras: através de pagamento em dinheiro ou cartão de débito/crédito.
Preços: de R$1.500 a R$5.000

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando