Topo

Histórico

Categorias

ilustradores lançam coleção com mini contos no mis, em sp

Orlando

29/09/2014 23h36

uma big mostra de ilustradores e outra de fotógrafos publicados pela editora abril foram o pontapé inicial para que a produtora mandacaru fosse criada, alçado vôo próprio e seja uma das mais respeitadas do mercado.
as irmãs e sócias bebel e manaira abreu, junto com o fiel escudeiro andré valente bolaram mais uma.
a partir de textos que roberto negreiros, o beto monstro, publicava aleatóriamente no facebook contando passagens e causos coloridos com sarcasmo, ironia e humor retratando seus perrengues com a família ou na redação dos jornais pelos quais passou, bolaram um novo projeto.
o resultado é uma caixa com uma trinca de livros com histórias do próprio negreiros, alê kalko e orlando pedroso, convidados para engrossar o caldo.
a idéia era que cada um contasse e ilustrasse mini contos com passagens curiosas e que levaria o título de "aconteceu comigo".
todos juram que todos os textos tratam de situações verdadeiras.
que importa?
"com a palavra o ilustrador" dá voz àqueles que, por força da profissão, criam imagens para o texto de outras pessoas.
aqui, escrevem e ilustram.
tudo ficou divertido e, como diz meu amigo luiz solda, se não for divertido não tem graça.

Capas com a palavra

blogdoorlando – como surgiu esse projeto?
Bebel Abreu e André Valente – Nós estávamos há algum tempo com vontade de publicar um livro de histórias do Negreiros, que além de ser esse ilustrador incrível, é um excelente contador de causos. Todo encontro sempre foi sinônimo de gargalhadas e de surpresa com a memória impressionante dele sobre tantos assuntos. E ele nunca tinha lançado um livro!! Surgiu um edital do ProAC, em São Paulo, de uma coletânea de literatura. Pensamos que seria uma ótima chance de propor este livro – e chegamos à conclusão de que três livros seria o mínimo para termos uma coleção em cores e com bom acabamento que coubesse no orçamento. Então precisaríamos de mais dois autores.

blogdoorlando – e como foi feita a escolha dos participantes?
Bebel Abreu e André Valente – Era importante que, além de um traço autoral bem definido e reconhecido, os ilustradores que participassem do projeto fossem ótimos contadores de história. Tínhamos uma ideia da sua escrita por conta do Blog e do Fotolog. Sabíamos que colocar suas milhões de histórias no papel seria questão de tempo. Tendo convidado dois autores consagrados, convidamos Ale Kalko para trazer um olhar mais ingênuo à coleção. (Se bem que nessa pseudo-fofura tem bastante ironia!)

blogdoorlando – bem, uma aposta…
Bebel Abreu e André Valente – Foi mesmo uma aposta!! Estávamos muito curiosos pra ler as histórias – que as ilustrações nos agradariam já era certo. Bingo!! Estamos muito felizes com o resultado! A ideia era que o projeto trouxesse de lembranças de infância a experiências profissionais, mas sempre com o olhar de quem viveu essas histórias. O resultado é delicioso de ler e ver.

blogdoorlando – o projeto foi aprovado no edital proac – concurso de apoio a projetos de publicação de livros. qual vc acha que é o mérito dele?
Bebel Abreu e André Valente – Entendemos que o grande mérito do projeto é a inovação, trazendo profissionais que geralmente só ilustram textos alheios para o outro lado, o da escrita. A escolha dos autores convidados também foi bem feliz, possivelmente contou pontos.

blogdoorlando – houve alguma dificuldade no fechamento da ediçāo ou foi tudo doce?
Bebel Abreu e André Valente – Ah, sempre tem aquele ilustrador que entrega as imagens aos 45' do 2º tempo, rs, mas não tivemos grandes percalços.

blogdoorlando – há planos de continuidade do projeto?
Bebel Abreu – Sim, já convidamos os próximos três autores! Vamos torcer!

ALE KALKO 72

blogdoorlando – ilustradores sempre estāo ligados a um texto. como é estar ligado ao próprio texto?
Alê –  O bom de estar ligado ao próprio texto é construir as imagens e o texto de maneira complementar e simultânea. Alguns textos partiram do desenho já concebido, o que é uma experiência diferente de quando você é pautado.
Negreiros – Eu sempre gostei de escrever, mais ainda do que desenhar. Quando aprendi a escrever, eu já desenhava; na verdade, quando aprendi a falar, eu já desenhava.
E nunca mais parei de fazer nenhuma das três…
Ilustrar seu próprio texto é descobrir uma nova dimensão ao que já se estava acostumado a fazer. Posso dizer que é a diferença entre desenhar e esculpir, ou quase isso.
Orlando – sempre que ilustro algo procuro trazer alguma memória afetiva, algo que me faça entrar no assunto.
nesse caso, eu já estava lá e pareceu como tentar copiar uma foto que estava em uma gaveta no fundo da memória.

ROBERTO NEGREIROS 72

blogdoorlando – de onde vcs tiraram essas memórias? é tudo verdade?
Alê – Manoel de Barros fala que quem descreve não é dono do assunto, quem inventa é… As minhas memórias tem esse ponto de vista do que eu prestava atenção na hora. Eu fiquei um pouco obcecada pra ser fiel às coisas que eu ilustrei. Quando a minha Vó ouvia a notícia no rádio eu tinha fragmentos de como ele era na minha memória. Lembrava do cheiro, do clique do botão, da textura do painel, mas não conseguia construir ele inteiro. E tem um tempão que ele nem existe mais na casa dos meus pais. Liguei pra Mãe, pro Pai, pra Irmã pra ver se eles lembravam da marca. Cada um disse um nome. Aí veio a ideia de cruzar o ano que o Vô comprou  – a Mãe tinha uns 10 anos na época – com rádio de pilha no Google e ele apareceu. Exatinho! Deu um alívio encontrar o modelo certo! Não fazia sentido pra mim desenhar nenhum outro rádio. 🙂
Negreiros – Todas as histórias do livro são verdadeiras, rigorosamente. Sempre tive o hábito de narrar histórias da minha infância, entre amigos chegados e alguns deles se lembram mais delas do que eu mesmo, hoje em dia. Minha vida sempre foi repleta de gente e situações engraçadas, que nortearam a minha dedicação a arte cômica, através do desenho e, agora, em texto.
Orlando – tudo verdade! até que alguém prove o contrário, claro!
eu passei por poucas e boas mas até vc achar que isso pode ser algo interessante para o outro tem uma distância. aí vc fica achando que poderia florear um pouco aqui, um pouco ali, que aquilo que vc está tentando contar não tem interesse nenhum, que não é da conta de ninguém e vc tá citando alguém que pode ficar numa saia justa (não, não é sobre o laerte) ou tem algo muito íntimo.
é diferente de vc escrever contos ou um romance em que vc se esconde atrás de personagens.
nesse caso, o personagem é vc mesmo. ou vários vc mesmo…

blogdoorlando- vc tem pretençōes literárias a partir daqui?
Alê –  Sim, agora é assumir as crias e soltar elas pro mundo. Já tenho alguns projetos iniciados pra lançar em 2015. 😉
Negreiros – Quando cursei jornalismo migrando das artes plásticas tinha em mente, um dia, publicar meus textos com minhas ilustrações.
Isto é a realização de um sonho que pretendo dar continuidade.
Orlando – sim. vou escrever a continuação de harry potter e do 50 tons de cinza. 10 volumes para cada um.
entre esses, vou fazer uma versão hardcore do o alquimista do paulo coelho e trabalhar numa releitura dos catecismos do carlos zéfiro.
rico, pretendo montar uma editora para publicar zines feitos em mimeógrafo.

ORLANDO PEDROSO 72

blogdoorlando – o que vc achou da experiência?
Alê – Sempre escrevi e ilustrei vários projetos pessoais de maneira independente, mas ainda tímida. Bebel ter convidado pra participar do projeto foi lindo, um baita empurrão pra assumir que eu sou uma ilustradora que escreve e uma escritora que ilustra! 😉
Negreiros – Eu adorei a experiência de tal forma que já estou produzindo outros volumes que serão publicados em e-book, a partir deste.
Orlando – adorei. vou pedir emprego pra alê e pro negreiros.

 

serviço:

hoje, 30 de setembro de 2014
a partir das 19h.

Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, 01449-000 São Paulo
COM A PALAVRA, OS ILUSTRADORES
Histórias escritas e ilustradas por Roberto Negreiros,
Ale Kalko e Orlando Pedroso
19h Apresentação dos autores
19h40 às 22h Sessão de autógrafostrês
volumes de 64 páginas + luva
Editores: Bebel Abreu e André Valente/Mandacaru
Preço promocional de lançamento: R$ 45,00
(dinheiro ou cartão)
Sobre os autores:
Em quase quatro décadas de humor, ROBERTO NEGREIROS ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo e, diversas vezes, o Prêmio Abril de Jornalismo. Suas ilustrações podem ser vistas regularmente em livros e nas revistas Veja, Veja São Paulo e Piauí.

Durante 27 anos, ORLANDO PEDROSO ilustrou diversas colunas e cadernos do jornal Folha de S. Paulo, além de revistas como a Atrevida. Escreve no Blog do Orlando, no Uol, sobre artes visuais, eventos culturais e opinião. É autor dos livros de ilustração Árvores e Moças Finas e do infantil Vida simples.

O trabalho de ALE KALKO é construído pelos anos de experiência no Mercado editoral, como designer e diretora de arte nas revistas Superinteressante,Women's Health e Mundo Estranho. Seu trabalho de ilustradora pode ser encontrado na revista Nova e nas publicações independentes Manual de Ver Nuvens, 25 postal & poema, Just Be, Aurélio & Marion, Amarelo e Sonhos (Im)possíveis.

Promoção: IdeaFixa
Distribuição: Zarabatana Books

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando