Topo

Histórico

Categorias

cinema dos anos 80 é tema de mostra de desenhistas em são paulo

Orlando

27/08/2014 19h37

ah, os anos 80!
depois de curtir uma ressaca hippista forte e de um final de anos 70 com o punk quebrando tudo, a década de 80 veio divertida, brega, cheia de cores, batidas eletrônicas e imagens criadas em computador.
cabelos glostorados, uma nova estética e o vídeo clipe, novidades que rapidamente foram incorporadas ao cinema e a outras artes.
com centenas de produções de gosto duvidoso, os anos 80 deixaram um legado indiscutível e marcos no cinema como rocky, mad max, a mosca, betty blue, irmãos cara de pau, touro indomável e, claro, blade runner.
nessa pegada, a quanta academia e a galeria ornitorrinco trazem desenhos de 40 artistas retratando seus filmes inesquecíveis da época. são originais produzidos à mão e em várias técnicas especialmente para a mostra por artistas como octávio cariello, gil tokio, rod reis, roger cruz, gustavo duarte, edu medeiros e leo gibran.

abaixo, entrevista com o desenhista caio majado, ilustrador, quadrinista e professor da quanta:

blogdoorlando – os anos 80 foram repletos de novidades na música. pós-punk, new wave, michael jackson, madonna, etc.
por que esse recorte do cinema para essa exposição?
Caio Majado – Por esse nível de novidades, cores e um pouco de "breguice", chegamos a conclusão que essa seria a década perfeita para uma exposição. Fizemos uma rápida votação e pronto. Apesar de que o fator "breguice" foi o ponto culminante para isso!

mulher nota 1000 de ronaldo barata

mulher nota 1000 de ronaldo barata

blogdoorlando – o legal é que é também uma exposição de originais e não de cópias…
Caio Majado – Sim, desde o primeiro momento que a galeria Ornitorrinco entrou em contato com a Quanta, definimos que uma exposição ficaria muito mais interessante se o público pudesse ver originais do que uma imagem digital que ele poderia ver na internet. Aliás, a idéia da exposição é uma enorme brincadeira para sair do lugar comum, pois a maioria dos artistas que serão expostos migraram há algum tempo para o formato digital. Foi interessante ver alguns deles penando para chegar a um resultado que ele próprio considerasse satisfatório.

as aventuras do barão de münchausem de pedro paulo sotto

as aventuras do barão de münchausem de pedro paulo sotto

blogdoorlando – como foram escolhidos os 40 participantes?
Caio Majado – Todos têm alguma relação com a Quanta. A maior parte é de professores e alguns já deram cursos, oficinas, palestras ou algo do gênero!

o clube dos cinco de caio majado

o clube dos cinco de caio majado

blogdoorlando – vc acha que o trabalho digital está cansando um pouco? ou, qual o motivo de tanta gente estar voltando para as tintas?
Caio Majado – Eu acho que o computador é uma ferramenta a mais, como qualquer outra. É normal que a chegada de uma nova ferramenta, e no caso do computador uma ferramenta maravilhosa e prática, crie uma enorme expectativa. Assim como o aerógrafo na década de 1970 que quando chegou virou a menina dos olhos de muito artista. Só que diferentemente de qualquer outra técnica analógica o computador facilita a vida de muita gente, seja como uma muleta ou para mercados em que você precisa "concertar" o desenho 30 vezes antes de finaliza-lo.
Particularmente, eu acho a pintura digital muito plástica, com aquele número de brilhos e efeitinhos. Artes que normalmente enchem os olhos da molecada, como aquelas splashs, artes cheio de detalhes para o mercado de video game, normalmente me cansam. Acho "lambido" de mais e sem nenhuma expressão.

rocky 4 de rod reis

rocky 4 de rod reis

blogdoorlando – essa mostra é uma parceria da galeria ornitorrinco com a quanta. como rolou isso?
Caio Majado – Tempos atrás dei a idéia para o Marcelo Campos, diretor da escola, de fazermos uma homenagem aos personagens da década de 1990 do artista americano Rob Liefeld. Liefeld é um artista de quadrinhos que ficou muito famoso desenhando para a Marvel. Criou personagens como Cable e Deadpool.
É um artista que muitos fãs e desenhistas criticam pois seu desenho tem muitos erros de construção na figura humana, perspectiva, etc. Como eu e o Marcelo achamos ele um artista bacana pois, apesar das reclamações, ainda publica para as grandes editoras americanas e está sempre vendendo, criamos um desafio a quem quisesse participar. A idéia era pegar um personagem dele, da década de 1990 criado na editora Image Comics e desenhar com seu próprio estilo ou seja, uma releitura. Conseguimos 60 artistas e expusemos na Quanta. A brincadeira deu tão certo que resolvemos continuar e fizemos uma outra com personagens de cartoon que fazia a cabeça do artista. Essa fez mais sucesso que a anterior, chamou a atenção de algumas convenções de quadrinhos, jornais e da Galeria Ornitorrinco, que entrou em contato com a gente para fazermos algo parecido.

mad max 2 de alexandre shibao

mad max 2 de alexandre shibao

blogdoorlando – vc além de ilustrar e fazer quadrinhos, também dá aulas. o que vc tem achado das novas gerações, nas vantagens e desvantagens?
Caio Majado – Puxa, na Quanta passa de tudo. Alunos mais velhos, mais novos, homens, mulheres, etc… É difícil ter uma opinião! O que tenho reparado é que os alunos de hoje, pelo menos a maioria, não conhecem quase nenhum artista, seja nacional ou internacional. Conheci muitos que adoram video game, quadrinhos, mangá e quando pergunto qual é o artista favorito, ele não faz a mínima idéia. Em compensação, se você pedir para ele procurar o artista, no dia seguinte ele te fala até o rg do cara. Graças à internet.

a lenda de roger cruz

a lenda de roger cruz

 

serviço:

Cine 80 – Clássicos Ilustrados
de 28.08.2014, às 19h (abertura), a 13.09.2014
de segunda a sábado, das 10h às 19h
Galeria Ornitorrinco
Av. Pompeia, 520 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2338-1156
Site: www.galeriaornitorrinco.com.br
E-mail: contato@galeriaornitorrinco.com.br

originais à venda: R$600
catálogo: R$30

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando