Topo

Histórico

Categorias

cartunista reinaldo lança o "a arte de zoar" na flip e no rio

Orlando

29/07/2014 08h00

reinaldo figueiredo é humorista, cartunista, ator, baixista e gente finíssima.
o texto poderia terminar aqui mas cabe mais um pouco.
reinaldo, junto com hubert e cláudio paiva, fez parte da segunda geração de cartunistas do semanário pasquim, editado entre os anos 70 e 80.
ele, inclusive, chegou a ser um de seus editores.
com hubert e cláudio paiva fundaram o planeta diário, tablóide de humor que depois se fundiu com o casseta popular dando lugar ao casseta&planeta.
casseta&planeta viraram programa de humor onde reinaldo eternizou, entre outros, o personagem devagar franco, sátira ao ex-presidente itamar.

o cartunista reinaldo está lançando mais um livro, o a arte de zoar, uma coletânea de cartuns e quadrinhos publicados no jornal o globo, piauí e playboy entre outros.
não bastasse os cartuns serem uns melhores que os outros, foram valorizados pelo lindo projeto gráfico de marcelo martinez, do laboratório secreto do rio de janeiro.

a estréia do livro acontece na flip, em paraty, a partir de quarta-feira, dia 31.
reinaldo e hubert, aliás, abrirão o evento ao lado do cartunista jaguar e vão falar sobre millôr fernandes, o homenageado do evento.
abaixo, entrevista com o zoador:

Zoar 01

blogdoorlando – o pasquim foi o primeiro lugar que vc publicou? como vc se tornou um cartunista?
Reinaldo – Sim. Quando me perguntam como eu cheguei no Pasquim eu respondo "Cheguei a pé", porque morava perto da redação do jornal. Fazia desenhos para mim mesmo e nunca tinha publicado nada. Um dia criei coragem e fui lá no casarão da ladeira Saint-Roman, em Copacabana. O Jaguar e o Ziraldo me receberam muito bem, gostaram dos desenhos e publicaram logo uma página inteira com meus cartuns. Aí comecei a mandar desenhos toda semana, depois passei a frequentar a redação, fazia ilustrações, etc. Fiquei lá de 1974 a 1985, e, na minha última fase, fui um dos editores.

Zoar 08

blogdoorlando – o brasil sempre foi o país da piada e tinha uma tradição muito forte de cartum. vc acha que de certa forma a charge fez sombra para a velha e boa piada?
Reinaldo – É que a atualidade sempre interessa a mais gente…os detalhes da política, os escândalos, as fofocas das celebridades, essas coisas. A piada pela piada, o cartum de humor puro e atemporal sempre tem menos apelo, infelizmente…

blogdoorlando – passada a ditadura e sem inimigos claros, vc acha que a charge perdeu o sentido?
Reinaldo – Não, é claro que não perdeu o sentido. O humor político não funciona só nas ditaduras ou regimes fechados ( aliás, aí mesmo é que quase não existe, com censura prévia e jornais fechados, etc…). A charge faz sentido em qualquer lugar e época. É um tipo de jornalismo de humor.

Zoar 07

blogdoorlando – seu livro traz cartuns e quadrinhos sobre vários temas. como vc os escolhe?
Reinaldo – Não é nada muito planejado, são temas que eu acho que dariam uma boa piada. Eu só me preocupo em fazer uma coisa que não fique tão datada, que também possa ser compreendida daqui a algum tempo. E, na verdade, ultimamente tenho evitado um pouco temas políticos. Tenho preferido os temas culturais,  tipo segundo caderno. Mas agora, com a campanha eleitoral, muita coisa bizarra vai acontecer. Então, acho que vai ser difícil evitar…

blogdoorlando – qual sua rotina de trabalho na prancheta e qual sua relação com os instrumentos digitais?
Reinaldo – Não tenho muita rotina. Pode ser a qualquer hora. Geralmente quando começo a desenhar já tenho uma imagem pronta na cabeça. Faço uns esboços, umas tentativas e depois parto para o desenho final. No momento, estou usando muito caneta tinteiro molhada no naquim e, depois, aquarela para colorir. Uso o computador  para fazer alguns últimos retoques e, às vezes, para aplicar uma cor chapada no fundo. Mas para este livro, colori no computador vários desenhos que tinham sido publicados em preto e branco.

Zoar 06

blogdoorlando – com o programa na tv o cartunista tomou forma ou seja, saiu das sombras de um estúdio solitário. como vc lida com essas duas personas?
Reinaldo – Sem problema. São os dois lados da mesma moeda. Na TV usei muito do meu lado desenhista para ajudar na caracterização de vários personagens. No personagem Devagar Franco, por exemplo, eu ajudava as cabeleireiras a "desenhar" o topete do Itamar . Era uma caricatura viva.

Zoar 03

blogdoorlando – a garotada sempre produziu fanzines, geralmente xerocados e mal acabados. hoje podem fazer um zine com acabamento profissa e pipocam encontros como a feira plana, em sp; a parada gráfica, em porto alegre ou a comicon, no rio. como vc vê essa onda? vc recebe coisas de novatos?
Reinaldo – Estou acompanhando. Já fui a vários desses eventos. Infelizmente, perdi alguns…Tem muita coisa boa: os caras da revista Beleléu, a editora Bolha, a editora Lote 42, o Bruno Maron e a turma da novíssima revista Xula…

blogdoorlando – e parece que, na contra-mão, o livro de humor está voltando…
Reinaldo – Tomara que sim…Meu modesto desejo é que esse meu livro se torne um best-seller. Se o livro de poesia do Paulo Leminski , contra todas as expectativas, foi para a lista dos mais vendidos, por que o público em geral não pode se interessar por um livro de humor gráfico? E ele é bom porque não é um e-book… É um Book, com B maiúsculo, um objeto muito bem bolado pelo diretor de arte Marcelo Martinez…

Zoar 02

blogdoorlando – quais seus próximos projetos?
Reinaldo – Tenho um projeto, mas não de humor gráfico. É um programa de TV, sobre música e humor. O título é "Música Para Zoar"…

Zoar 05

a arte de zoar
de reinaldo
editora objetiva
144 páginas
full collor
lançamento na flip a partir do dia 31.07.2014
lançamento no rio:
14.08.2014
livraria da travessa
r. visconde de pirajá, 572 – ipanema
a partir das 19h
preço: R$49,90

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando