Topo

Histórico

Categorias

edu grosso expõe paisagens e delicadeza sobre tela em piracicaba

Orlando

27/06/2014 08h00

nem vou falar muito. edu grosso é um artista e tanto. um desses talentos que vc admira pelo trabalho e pela pessoa.
pelo trabalho porque ele desenha muito, tem um humor fino, delicado e contundente. não bastasse isso, é um desses tipos que quanto mais quer ficar invisível, mais aparece.
tímido, voz baixa, ponderado faz de tudo para que vc se sinta bem enquanto ele faz de conta que não está ali.
fora isso, pinta. e muito.
paisagens desfocadas, melancólicas, com cores pastéis e quase geométricas.
o cartunista e o pintor dividem a mesma sensibilidade e o mesmo rigor mas enquanto um lida com a realidade, o outro – o pintor – se deixa levar pelo lúdico, por paisagens tranquilas e delicadas.
hoje, sexta-feira, ele abre sua exposição com 22 telas na galeria art collection, em piracicaba.
se eu pudesse, comprava todas!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

blogdoorlando – seu desenho teve sempre um apreço pelo gestual. como vc começou a perceber seu traço?
Edu Grosso – De maneira intuitiva. Essa coisa do gestual, da emoção e intensidade foi sempre presente no processo de meu trabalho. Uma febre de fazer e refazer, apagar, pintar por cima de tudo… várias vezes. Pintar e desenhar são ofícios diários que exigem paciência, pesquisa e estudo constante, de todo tipo: leituras, oficinas, conversas. Precisa disposição para experimentar sempre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

blogdoorlando – nos anos 70, cartunistas buscavam um certo purismo no traço e isso foi de certa forma se perdendo. onde vc se encaixa?
Edu Grosso – Evito pensar onde me encaixo, não consigo definir. Gosto da síntese. Acho que serve tanto para cartum e pinturas. É preciso um trabalho constante em busca de satisfação e coisas diferentes, que estão sempre mudando. Se o trabalho tem verdade ele aparece.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

blogdoorlando – por outro lado, muitos cartunistas criaram uma resistência com relação às artes plásticas. vc parece muito à vontade. quando vc começou a pintar?
Edu Grosso – Esta dúvida não tem sentido. Fazer desenho de humor não deve inviabilizar o desejo de fazer pintura. As duas coisas – e muitas outras – podem se completar. A história esta cheia de exemplos clássicos – Leonardo, Monet, Daumier, Ziraldo etc. etc., que fazem de tudo ao mesmo tempo. Tudo é permitido… principalmente experimentar.
Piracicaba tem uma tradição muito forte na pintura de paisagens. Quando criança copiava e pintava com lápis de cor e guache personagens dos quadrinhos. Os cadernos da escola viviam cheios de ilustrações, principalmente os de história. Na adolescência passei a ter aulas com o pintor piracicabano Alberto Thomazi, nesta época (1974), fiz as primeiras pinturas junto com um bom aprendizado de desenho de observação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

blogdoorlando – vc usa que tipo de material?
Edu Grosso – Atualmente mais a tinta acrílica sobre tela ou Duratex. As vezes junto o nanquim, colagem de papel. Hoje existem algumas tintas industriais – o esmalte acrílico a base de água – que costumo usar bastante. Isto começou numa época que junto com um amigo pintávamos grandes painéis para cenários de teatro e ballet. Como utilizo grandes camadas e gasto muita tinta este material tem um bom rendimento. Também utilizo aqueles corantes líquidos nas cores básicas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

blogdoorlando – e há um interesse especial pelas formas geométricas apesar de não haver um rigor nas linhas.
Edu Grosso – Sim. A busca de simplificação que leva a uma certa geometrização. Como disse é um processo bastante intuitivo. Isto tudo – este conteúdo expressivo, essa maneira de ver e discursar – faz parte de um rio volumoso que já vem de longe: expressionistas, Morandi, Bonadei, Volpi, Pancetti, Adamoli e muitos outros.

Pintura 13

blogdoorlando – o seu cartum prima por um forte contraste do preto e branco enquanto suas telas tendem para cores pastéis. por que essa diferença?
Edu Grosso – As opções foram acontecendo. Gosto do desenho em preto e branco usando traços no pincel e na pena. Do outro lado os tons baixos, aquela luz de quase noite ou comecinho do dia, me perseguem e satisfazem. Além disto uma melancolia e contemplação silenciosa. Por que essa diferença? Não sei dizer exatamente. Tenho algumas pinturas em variações de uma mesma cor.

 

serviço:
edu grosso pinturas
abertura: 27 de junho de 2014
a partir das 19h
de 28.06 a 16.07
Art Collection – Escritório de Arte
Rua Dr. Alvim, 822 – Piracicaba – SP
tel: 19 3371 8594/9783 5369
preços: de R$2.500 a R$4.500

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando