Topo

Histórico

Categorias

álbum de quadrinhos "entre quatro linhas" é lançado em curitiba hoje

Orlando

30/05/2014 11h11

capa-1

salve torcida brasileira!
a copa se aproxima e temos mais um belo lançamento de quadrinhos sobre futebol acontecendo hoje, em curitiba.
entre quatro linhas é uma coletânea que traz quadrinhos e cartuns de 30 artistas, cada um com seu traço, suas experiências e histórias.
com prefácio de sidney gusman e uma justa homenagem ao personagem maciota, de paulo paiva, o álbum é feito para craques e pernas de pau.
abaixo, entrevista com fabrízio andriani, organizador, técnico  e massagista do time:

blogdoorlando – o futebol não é um tema muito comum nos quadrinhos. vc
teria uma pista da porque?
Fabrízio Andriani – Não tenho certeza, mas acho que existe um certo preconceito (bobo) com o tema por parte de quem faz HQ. Tipo, poxa, tema muito explorado por outras vertentes como televisão, cinena, musica,literatura, os quadrinistas ficaram devendo!  Espero que isso mude com esse livro.

Futebol_00

blogdoorlando – como surgiu a idéia de juntar um time tão grande de
quadrinistas?
Fabrízio Andriani – Bom a idéia inicial não era ter um time tão grande, mas como eu disse na resposta anterior apesar de existir um certo preconceito, todo mundo tem alguma história relacionada ao futebol. Quando começamos os convites TODOS aceitaram, se continuássemos convidando provavelmente o time teria o dobro de artistas na jogada (gíria futebolística). Isso já nos fez pensar na possibilidade de um volume dois!

blogdoorlando – e como o projeto foi viabilizado?
Fabrízio Andriani – O projeto foi viabilizado com muito suor e muita camaradagem. A galera que participou entrou na "brodagem" mesmo, um time entrosado onde o lucro não foi certamente o objetivo final e sim o amor à camisa. Claro alguns apoios e patrocínios para não precisarmos tirar TODA a grana do bolso. Depois, a parceria inédita mas muito bem vinda de duas editoras locais a ZnorT! da qual sou sócio junto com o Paulo Pacheco (essa é a primeira publicação da ZnorT!) e a Quadrinhopole do Leonardo Melo e Antonio Eder que já publicaram vários outros títulos.

p001

blogdoorlando – coordenar um fechamento com tanta gente não deve ter sido
mole…
Fabrízio Andriani – Não foi mesmo, mas a galera foi pra lá de parceira! Não tivemos muitos problemas com os prazos e o pessoal mandou artes lindas. Se for sempre assim, quero passar por uma aventura dessas por ano!

Futebol_06

blogdoorlando – e trazer o maciota foi uma bela sacada!
Fabrízio Andriani – Outro exemplo de parceria feliz essa brilhante idéia do Franco de Rosa! Um resgate histórico e cultural maravilhoso! Nos só recebemos os trabalhos e o Franco fez todo o resto! Grazie Franco!

blogdoorlando – curitiba tem uma cena de quadrinhos e cartum bastante
intensa. o que vc acha que falta para ela explodir?
Fabrízio Andriani – Faltava. Os artistas daqui precisavam se unir e, juntos, começar a conquistar seus espaços. Antes cada qual pensava no seu quadrado e isso é prejudicial para a categoria (egos exacerbados nesse meio não são bem vindos). Acredito que estamos indo pelo caminho certo! Estamos nos articulando mais, produzindo livros coletivos. Não podemos esquecer a experiência desbravadora do Cidade Sorriso dos Mortos Vivos considerada a maior antologia em quadrinhos já publicada e que foi o pontapé inicial para que tudo isso estourasse! Iniciativa do Antonio Eder e seu sócio Walkir Fernandes da DogZilla Estúdio. Claro que eventos como a Gibicon e a Gibiteca de Curitiba são o terreno fértil onde tudo isso está tomando corpo!

Futebol_04

blogdoorlando – eventos como a gibicon e a existência da gibiteca ajudam
muito, não?
Fabrízio Andriani – Como disse antes, são muito importantes!

Futebol_01

quem é:
Fabrizio Andriani estudou na Accademia Liguistica di Belle Arti, em Gênova, na Itália. É desenhista, ilustrador, artista plástico,
professor de arte e fundador da agência de ilustração e Editora ZnorT!.
Suas mais recentes exposições foram Metamorphosis, mostra coletiva organizada pela Agora Gallery, de Nova York, uma exposição individual na Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (Apap), exposição no Sesc/Centro-PR e recentemente na Galeria Subsolo. Também é coordenador e curador da Gibicon.

Serviço:
Entre Quatro Linhas
Dia 30/05, 19 horas, na Gibiteca de Curitiba
R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533 – Fone 41 3321-3350
R$39,90 nas livrarias e on line
nos lançamentos: R$30,00.
133 paginas
http://www.gibistore.com/loja/entre-4-linhas

contatos:
http://www.fabrizioandriani.com.br/
fabrizioandriani@hotmail.com
www.znortilustradores.com.br
http://quadrinhopole.com/publicacoes/

Sobre o autor

Orlando Pedroso é artista gráfico e ilustrador, trabalhou com praticamente todas as publicações da grande imprensa. Foi colaborador da Folha de S. Paulo de 1985 a 2011. Ilustrou mais de 60 livros infanto-juvenis e é co-autor de “Livro dos Segundos Socorros” e “Não Vou Dormir” – finalista do prêmio Jabuti de 2007 nas categorias “ilustração” e “melhor livro”. Foi vencedor do Prêmio HQ Mix de melhor ilustrador nos anos de 2001, 2005 e 2006. Expôs nas mostras individuais como “Como o Diabo Gosta”(1997) , “Olha o Passarinho!”(2001), “Uns Desenhos” e “Ôtros Desenhos” (2007). Em 2008, faz uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho como artista convidado do 35º Salão de Humor de Piracicaba.- É autor dos livros Moças Finas, Árvres e do infantil Vida Simples, e membro do conselho da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil.

Sobre o blog

Este blog trata de artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.

Blog do Orlando